Boldo do Chile, boldo brasileiro, boldo rasteiro, boldo baiano, hortelã de olha gorda ou malvão… Muitos nomes e muita confusão. Para que você entenda melhor a diferença entre eles (sim, ela existe!), fiz uma extensa pesquisa e posso assegurar que encontrei tanta confusão junto às fontes de informações em inglês, espanhol e português, que o melhor a fazer para não se confundir é saber o nome científico de cada um deles, observando atentamente a descrição botânica para começar a diferenciá-los.
Além disso, os antioxidantes da planta atuam como protetores do fígado em casos de esteatose hepática, que é o excesso de gordura no fígado, prevenindo sintomas como dor de cabeça, náuseas e mal estar.
Para aqueles que dizem não conseguir ter nenhuma planta (dedo seco), o boldo é um excelente candidato à resistir e ainda por cima, contribuir. Não é incrível que tenhamos tantas plantas benéficas à nossa saúde na natureza? A cura pode estar diante dos nossos olhos: com as plantas podemos crescer, sarar e agradecer a criação e a companhia debaixo do sol.
O boldo do Chile e o boldo brasileiro ajudam a melhorar a digestão e a diminuir os gases, principalmente quando tomado na forma de chá antes ou logo após as refeições. Além disso, a boldina melhora a ação da bile que é liberada pela vesícula no intestino, auxiliando na digestão de gorduras e no alívio da má digestão.
Suco de boldo: adicionar 1 colher de chá de folhas de boldo picado em 1 copo de água gelada e meio copo de suco de limão. Bater no liquidificador, coar e beber em seguida.
Assim, os principais benefícios do boldo são: O chá de boldo também ajuda a desinchar a barriga e a combater os gases porque é um ótimo digestivo, mas é importante tomar o chá logo após o seu preparo e não adicionar açúcar, pois pode atrapalhar o processo de digestão.
Vários estudos, bastante antigos e em modelos animais, referem efeitos positivos do extrato de folha de boldo na produção de bile ( 2 ). No entanto, experiências subsequentes refutam estes resultados, após a administração oral, intraduodenal ou intravenosa de quantidades variáveis de extrato na sua forma seca ou em solução ( 5 ). 2.
É uma planta herbácea/ subarbustiva medicinal, muito conhecida e cultivada em jardins domésticos. Cultivada como planta ornamental pela sua beleza, mas principalmente utilizada pelas suas propriedades medicinais, muito semelhantes às do boldo-do-chile (Peumus boldus).
Possui folhas verdes aveludadas e propriedades semelhantes às encontradas no boldo-do-chile, sendo normalmente utilizado como estimulante da digestão, analgésico, na redução de azias e nos casos de dispepsias, as quais envolvem desconfortos após a refeição como dores, empachamento e queimação, por exemplo.
Foram observadas e/ou descritas em literatura as seguintes reações adversas queixas de espasmos intestinais devido a ação laxativa do produto, distorção ou diminuição do senso de paladar, irritação na garganta, dor abdominal, diarreia, indigestão, náuseas, vômitos e mal-estar.
É muito comum encontrarmos pé de Boldo da Terra (Plectranthus barbatus) em muitos jardins por ai, principalmente de avó, mas podemos encontrar também outros tipos de Boldo, como o Boldo Míudo (Plectranthus neochilus), ambos da mesma família e originários da África, mas enquanto o primeiro tem um porte arbustivo, ...
Geógrafa, paisagista, educadora ambiental e ilustradora científica. Começou a carreira em São Paulo como consultora paisagística. Durante 10 anos viveu no exterior (Austrália, Israel e USA) e neste último país, firmou suas habilidades para trabalhar com crianças. Atualmente dá aulas de horticultura para alunos do Ensino Fundamental, em Brasília. Também desenvolve projetos junto à Cia da Horta para centros de ensino, clubes e empresas.
Assim como o chá de canela, o chá de boldo faz a menstruação descer porque também possui propriedades que beneficiam a circulação sanguínea e, consequentemente, estimulam o fluxo menstrual.
VERDADE. Para aproveitar os benefícios do boldo na digestão, as folhas devem ser limpas, socadas/batidas no copo ou pilão com água e deve-se beber na mesma hora. A Anvisa orienta derramar 150 ml de água fervendo em 1 colher (chá) de folhas de boldo e abafar a bebida por cinco a 10 minutos.
Já o boldo brasileiro, em doses acima das recomendadas, ou utilizadas por um período maior do que 30 dias, pode causar queimação e dor no estômago e diarreia. Se for necessário usar a planta por um período maior de 30 dias, é importante pausar por 7 dias e depois retomar. Em algumas pessoas, o boldo brasileiro pode causar reação alérgica na pele.
Em minhas pesquisas, consegui levantar cinco tipos de boldos usados no Brasil. O nome popular por aqui vai mudando com o endereço e o sotaque regional, deste modo é melhor descartá-los. Coloco aqui para que vocês saibam, aqueles que pude compilar, mas – repito -, aprender o nome científico nos dará mais segurança.
O boldo chinês é uma planta medicinal com propriedades bastante benéficas ao seu corpo. Ele tem a capacidade de melhorar a digestão, contribui no tratamento de uma intolerância alimentar e até ajuda a emagrecer. Além disso, pode ser encontrado facilmente nos quintais e jardins brasileiros.
Já o boldo brasileiro, em doses acima das recomendadas, ou utilizadas por um período maior do que 30 dias, pode causar queimação e dor no estômago e diarreia. Se for necessário usar a planta por um período maior de 30 dias, é importante pausar por 7 dias e depois retomar.
Calmante: possui um leve efeito relaxante e pode ser consumido antes de dormir para auxiliar no sono. Antioxidante: atua na proteção das células do corpo conta a ação dos radicais livres, principalmente quando atingem o fígado.
Ele é um eficaz anti-inflamatório natural, especialmente para estômago, fígado, intestino grosso e delgado, assim como o sistema digestivo como um todo. Além disso, ele colabora no tratamento de inflamações causadas pelo uso excessivo de álcool ou narcóticos e alimentos picantes.
Modo de preparo Bata a água com boldo no liquidificador e coe. No copo, acrescente o suco de limão com bagaço. Em seguida, beba.
Chá de boldo O boldo é um excelente remédio caseiro para tratar fígado gorduroso ou fígado inchado, pois possui propriedades que melhoram a secreção da bile, que é produzida pelo fígado, aliviando sintomas como enjoo, dor e desconforto abdominal. Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos.
A mistura das folhas de mastruz batidas com leite são muito utilizadas popularmente para ajudar no tratamento de doenças respiratórias, como bronquites e tuberculose, devido a associação dos efeitos fortificantes do sistema imune e expectorantes destas substâncias.
O grande benefício do mastruz é que ele tem atuação antiparasitária, funcionando como vermífugo natural. Além disso, por ter propriedades antissépticas, essa planta também é ótima para tratar infecções, pois combate a proliferação de fungos e bactérias no organismo.
Modo de preparo: Coloque as folhas no liquidificador, o leite e bata até a mistura ficar mais homogênea possível. Caso queira, adoce com mel e consuma na sequência. Para um tratamento eficaz, tome essa bebida deve diariamente, apenas uma vez por dia e em um período de, no máximo, dez dias.
Infusão de mastruz:colocar uma xícara de café, da planta fresca com sementes, em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber uma xícara de 6 em 6 horas. Esta infusão é indicada para o tratamento de problemas de estômago.
Na maioria das vezes, esta dor não é preocupante, e pode indicar alguma alteração no estômago, esôfago ou início do intestino, como refluxo, gastrite ou má digestão, por exemplo, e costuma estar associada a outros sintomas, como azia, enjoo, vômito, gases, distensão abdominal ou diarreia, por exemplo.
A dor no estômago é um sintoma muito comum e acontece principalmente devido à gastrite, sendo muitas vezes acompanhada por outros sintomas como vômitos, náuseas, sensação de queimação no estômago e gases.
É possível amenizar sua dor abdominal em pouco tempo com Buscopan. Isso porque o medicamento relaxa os espasmos musculares dos órgãos abdominais concentrando seu poder de ação somente na área em que efetivamente ocorrem as dores, ou seja, na região do abdômen.
Não, o remédio Buscopan é usado para cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais.