Ohno
Já as frases interrogativas indiretas supõem a indagação, mas não começam com palavra interrogativa e terminam com ponto final. Quero saber quantos irão ao teatro. Ela não disse que dia iria chegar.
Perguntas diretas são aquelas que têm ponto de interrogação. ... A dificuldade aparece quando a pergunta é indireta – Nessas construções, não há ponto de interrogação e a pergunta está implícita. Geralmente expressa dúvida, certeza, conhecimento, desconhecimento. Ela é muito comum.
As orações que estão na ordem direta apresentam a seguinte sequência: SUJEITO -> VERBO -> COMPLEMENTO (Objeto direto ou indireto) -> ADJUNTO ADVERBIAL. Observe o exemplo: Os alunos estudaram astronomia ontem à noite. Já as orações que estão na ordem indireta apresentam um deslocamento de um ou mais termos.
As interrogativas indiretas se caracterizam pela entonação decrescente e por não começarem com vocábulos interrogativos. Nestas não há ponto de interrogação. Exemplos: Eu perguntei a ele qual o motivo da falta. Quero saber onde sua irmã mora.
De tal modo, o ponto de exclamação é um sinal de pontuação utilizado para exclamar algo. Ou seja, ele é empregado no final de frases exclamativas que expressam emoção, surpresa, admiração, indignação, raiva, espanto, susto, exaltação, entusiasmo, dentre outros.
Ponto de interrogação é um sinal de pontuação representado pelo símbolo (?), que é utilizado quando queremos fazer uma pergunta ou para tirar alguma dúvida.
O ponto de interrogação é utilizado em frases interrogativas diretas. Pode também ser usado com outros tipos de pontuação indicando incerteza ou indignação. A Língua Portuguesa é cheia de pontuações para que a intensidade do que escrevemos ou falamos seja expressa.