Segundo Jean Piaget há uma relação entre professor/aluno, na qual os dois aprendem. Seu estudo não se fixou muito com a questão da educação e sim com o conhecimento. Ou seja, como o sujeito aprende, sendo por meio da ação de aprender e por intermédio da ação de construir o seu conhecimento.
A abordagem construtivista-interacionista tem como objetivo principal promover a construção do conhecimento do sujeito com o mundo, fazendo com que todos os alunos entendam as atividades propostas pelo professor (Freire, 1989).
A teoria desenvolvimentista baseia-se no desenvolvimento motor como principal meio para a aprendizagem. ... Dessa forma, esta abordagem considera que a aprendizagem motoro seja o objetivo básico nas aulas de Educação Física, já que o movimento motor é a expressão entre o aprendizado e o desenvolvimento.
A concepção Crítico-Superadora caracteriza-se como uma concepção propositiva, visto que determina critérios para a sistematização da disciplina de Educação Física no âmbito da escola. Apresenta como referencial teórico a Sociologia, tomando por base o materialismo histórico-dialético de Karl Marx.
Melhor dizendo, classificada como interacionista, a teoria construtivista é em sentido geral, o processo pelo qual um indivíduo desenvolve sua própria inteligência adaptativa e seu próprio conhecimento, interagindo com o meio.