Nessa concepção, no âmbito das organizações, os psicólogos são chamados para intervir no momento do surgimento de sintomas. ... Com base na queixa, procura-se uma lógica de causalidade linear e o diagnóstico e a intervenção são organizados desse modo a partir da noção de nexo causal.
Um psicólogo organizacional sempre fará parte do setor de RH da empresa, e ele atua, também, no processo de recrutamento e seleção. Ele é capaz de avaliar candidatos a nível comportamental, considerando, entre outros fatores, suas características pessoais.
A aplicabilidade da psicologia organizacional e do trabalho Ao encontrar a solução para dilemas cotidianos no ambiente profissional, identificar as causas mais comuns de doenças e acidentes de trabalho e gerar ações preventivas é um exemplo concreto dos benefícios de como essas disciplinas ajudam na organização.
A psicologia organizacional contribui para que a empresa consiga adotar uma gestão estratégia, visando sempre a promoção do bem-estar e da qualidade de vida interna do trabalhador. Ao saber gerir bem seu principal ativo, que é o colaborador, a companhia é capaz de se antecipar, identificar e resolver conflitos.
A Psicologia do Trabalho observa e age sobre os aspectos psicológicos das pessoas em sua relação com o trabalho: desde a seleção e contratação até a satisfação com o ambiente laboral e a adequação às tarefas executadas. Todo trabalhador também é um indivíduo, e deve ser visto a partir de suas particularidades.
As profissões são essenciais para que possa haver reconhecimento cultural, científico, pessoal além de intelectual das pessoas. É por intermédio da profissão que muito se pode observar realização pessoal, servindo como meio para uma adequada saúde psicológica.