O papel da agua na formação da bicamada lipídica da membrana está relacionada a manutenção de uma fluidez entre os elementos, uma vez que trata-se de uma membrana que encontra-se em constante movimentação.
As moléculas de colesterol aumentam as propriedades da barreira da bicamada lipídica e devido a seus rígidos anéis planos de esteroides diminuem a mobilidade e torna a bicamada lipídica menos fluida.
A bicapa lipídica ou camada bilipídica é formada pelo acoplamento de distintos lípidos anfipáticos, ou seja, que têm uma extremidade ("cabeça") hidrófila (pólo lipófobo) e uma "cauda" lipófila (pólo hidrófobo), que quando se encontram em um meio aquoso se orientam espacialmente, de tal maneira que as cabeças ...
A membrana plasmática é uma estrutura presente em todas as células e caracteriza-se por ser constituída por uma dupla camada lipídica onde estão embebidas algumas proteínas.
A parede celular está ausente nas células animais e presente nas plantas, algas, fungos e seres procariontes (exceto no micoplasma, que é uma bactéria sem parede celular). ... Uma das principais funções da parede celular é atuar como vaso de pressão, evitando a Citólise (morte da célula) quando água entra na célula.