Colcheia -- vale um oitavo da semibreve. É a metade da semínima. Semicolcheia -- vale um dezesseis avos da semibreve. ] ... Fusa -- vale um trinta e dois avos da semibreve.
Pausa é um intervalo de silêncio em uma peça de música. É marcada por sinais que indicam a duração desse silêncio.
FIGURAS DE SOM são sinais que representam o tempo de duração do som na música. PAUSAS são os sinais que representam o tempo de duração do silêncio na música. Cada FIGURA DE SOM tem uma PAUSA que lhe corresponde em tempo de duração.
Elas são: semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. Antigamente existia ainda a breve, com o dobro da duração da semibreve, a longa, com o dobro da duração da breve e a máxima, com o dobro da duração da longa, mas essas notas não são mais usadas na notação atual.
As pausas musicais A pausa musical semicolcheia que tem duas batidas e tem metade da duração da anterior, ou seja um quarto de batida num compasso de quatro batidas. Por último mas pouco utilizada é a pausa musical fusa, que dura um oitavo da batida num compasso de quatro batidas.
Semibreve: Ela irá durar metade da breve e o dobro da mínima, que é a figura seguinte. Essa é a figura que é utilizada como padrão para para a duração das outras figuras musicais, ou seja, quando ela é dividida por 2, 4, e assim por diante, é que obtemos o tempo das figuras subsequentes.
Uma semínima pontuada equivale a três colcheias.
Resposta. Resposta: Meio tempo + um quarto de tempo. Explicação: O ponto soma a nota metade do seu valor inicial, ou seja, se a nota vale 1 tempo, pontuada valerá 1 tempo e meio.
Em valores numéricos, sabemos que em referência a semibreve, a semínima vale 1/4, e a colcheia vale 1/8. Para obter o valor da semínima pontuada, basta somar os dois valores.
Também podemos dizer que a unidade de tempo do compasso simples pode ser naturalmente repartida em duas partes iguais. Podem ser binários (2/8, 2/4, 2/2), ternários (3/8, 3/4, 3/2) ou quaternários (4/8, 4/4, 4/2). ... Podem ser binários (6/16, 6/8, 6/4), ternários (9/16, 9/8, 9/4) ou quaternários (12/16, 12/8, 12/4).
O compasso que organiza o pulso constante de três em três tempos é chamado compasso ternário. Ou seja, de métrica ternária.