Conforme Figueredo e Caggiano (1997), a missão da controladoria é zelar pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado global. As organizações são entidades de transformação de recursos (materiais, humanos, financeiro, tecnológicos, etc.)
Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em controladoria administrativa e controladoria contábil, mas na prática profissional isso não é muito comum pois ambas as partes costumam ficar sob a égide de um único gestor (controller ou controlador). ...
A estrutura da controladoria nas empresas funciona da seguinte maneira:
Passos necessários para estruturação de uma área de planejamento, controladoria e finanças eficiente. Definição da Expectativa de Retorno e do Apetite a Risco da empresa. Definição de ferramentas gerenciais para obtenção de controles e estatísticas. Elaboração dos modelos personalizados que se quer acompanhar.
Resposta. Sugestões de treinamento para a equipe de controladoria: Cursos ligados a custos e orçamentos. Justificativa: em cursos relacionados a custos, ensina-se a fazer todo levantamento de custos, como de matéria-prima, custos fixos e variáveis que compõem a formação de preço do produto/serviço.
Segundo Chiavenato (1989), o conteúdo do treinamento envolve quatro tipos de mudança de comportamento, a saber: A. levantamento de informações, desenvolvimento de habilidades, desenvolvimento ou modificação de vivências, desenvolvimento de conceitos.
Um levantamento das necessidades de treinamento (LNT) identifica o nível atual de competências, habilidades ou conhecimento de indivíduos em uma ou mais áreas de uma empresa e compara esse nível de competência com o patamar necessário para sua posição dentro da organização.
A primeira coisa a se fazer na hora de iniciar o levantamento das necessidades de treinamento na empresa, são um conjunto de análises para definir um diagnóstico da situação. São quatro análises, organizacional, treinamento, recursos humanos e estrutura do cargo, que devem ser realizadas para preparar um diagnóstico.
Como você já pode observar no início deste texto, LNT é a sigla para levantamento de necessidades de treinamento. Com o LNT é possível averiguar se os profissionais da sua empresa possuem as capacitações e habilidades necessárias para executar as funções dos cargos que eles ocupam.
Ao investir no T&D dos profissionais, a organização se destaca perante os concorrentes, pois aumenta sua produtividade e reforça seu nível de inovação, uma vez que obtém alternativas de crescimento.