A minipílula é um anticoncepcional com progestativo na composição, que geralmente é utilizada por mulheres e adolescentes que estejam a amamentar ou por pessoas com intolerância aos estrogénios. Como tomar: A minipílula deve ser ingerida diariamente, sempre à mesma hora, sem necessidade de fazer pausa.
Algumas mulheres tomam anticoncepcional justamente para regular a menstruação. O que acontece, na verdade, é que o anticoncepcional bloqueia os efeitos colaterais dos hormônios desregulados da mulher, como a Síndrome dos Ovários Policísticos, e os substitui pelos hormônios artificiais em doses estáveis todo dia.
Assim, os níveis hormonais irão cair drasticamente fazendo enfim, descer a menstruação por privação de hormônios. As marcas mais conhecidas à base de progesterona para esses fins são: Ultrogestan, Provera, Farlutal, Duphaston, Crinone e outros.
A dosagem recomendada é de 200 a 300 mg por dia, divididos em duas doses, a partir do 16º dia do ciclo, durante 10 dias. O tratamento será rapidamente reiniciado se a menstruação não ocorrer novamente e, sendo diagnosticada uma gravidez, até a 12ª semana desta.