Quando o tempo é entendido muito tempo foi utilizada a palavra. É o que acontece com os estágios geológicos da Terra, que são conhecidos como eras geológicas. Geologia é a ciência que estabelece a cronologia da Terra e esta é baseada na interpretação dos estratos. Esta cronologia divide o tempo em eternidades, épocas, períodos e épocas. Enfocando as idades, é possível falar sobre quatro eras geológicas: Pré-cambriano, Paleozóico, Mesozóico e Cenozóico.
Durante as duas fases anteriores para Mesozóico Terra consistiu de um único continente (Pangea), houve um arrefecimento da crosta terrestre começou a formar-mares e apareceu pela primeira vez de estar unicelular e, subsequentemente, a primeira répteis, insectos, peixes e anfíbios primários.
Geólogos dividir a era Mesozóica secundário ou três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. Eles variam de 251 milhões de anos para 65 milhões de anos atrás. Quanto aos aspectos mais característicos, os mais proeminentes são:
– A divisão de Pangea evolui em várias formas continentais e erupções vulcânicas frequentes ocorrer.
– A temperatura da Terra está estabilizado e isso faz com que o surgimento de uma nova vegetação amplamente.
– Há um grande desenvolvimento biológico em geral, e os primeiros mamíferos aparecem e os primeiros pássaros. Flora se destaca por sua exuberância e diversidade.
– A característica mais marcante desta época é o surgimento, desenvolvimento e posterior extinção dos dinossauros.
Não existe uma teoria definitiva sobre o que foi a razão para a sua extinção no final da era Mesozóica. Na verdade, duas explicações possíveis são considerados:
1) o impacto de um asteróide na Terra que causaria mudanças climáticas generalizada e isso teve consequências no alimento básico de dinossauros e
2) uma fase de grandes erupções vulcânicas enfraquecida capacidade reprodutiva de dinossauros.
Em qualquer um dos cenários, os dinossauros não adaptado a novas condições biológicas que ocorreram. Há outras explicações para este fenômeno, mas com menos reconhecimento na comunidade científica (plantas venosas dinossauros maciçamente envenenadas, algumas alterações hormonais no seu corpo ou a disseminação de um vírus que terminou com eles).