A genealogia termo refere-se à origem de algo, ou seja, a sua génese. Além disso, a palavra árvore não se refere apenas a um ser vivo, mas um diagrama explicativo, para uma árvore tem uma estrutura que vai desde as raízes através do tronco, ramos e, finalmente, deixa algo muito semelhante à estrutura usado para classificar uma realidade complexa e diversificada. Assim, a aparência da árvore serve como um modelo para aplicar para a evolução da questão, que é chamado árvore genealógica.
A idéia de árvore de família é geralmente aplicado ao conhecimento de uma linhagem familiar. Em um aspecto gráfico semelhante de uma árvore com diferentes elos conjugais ao longo do tempo e seus descendentes sucessivas aparecer. A árvore genealógica de um indivíduo pode fazer aspectos significativos do seu passado (a origem remota do seu nome, conexões com outras famílias, parentesco, etc.). Do ponto de vista organizacional, a árvore pode ser feito a partir do presente e passado um orientado ou, inversamente, de uma linhagem iniciador remoto ao presente ramo. Em qualquer caso, ter esta informação é necessária para conduzir uma investigação completa, geralmente através de registros públicos e Arquivos da Igreja.
A idéia de árvore de família vai muito além do conhecimento de uma família ou alguns nomes específicos, porque essas áreas que podem ser aplicadas são muito diversas.
Se é para conhecer o desenvolvimento histórico de uma monarquia é essencial saber em detalhes como o pedigree de uma casa real evoluiu. No campo da história também necessário recorrer a este tipo de esquema gráfico, como ordenados cronologicamente os acontecimentos da história.
Do ponto de vista da doença, não devemos esquecer que alguns são genéticas. Assim, o médico pode pedir a um paciente que tem uma árvore de família relacionados com a sua patologia.
Para os animais de criação também é usado para genealogia como uma árvore, que é conhecido como pedigree (é bastante comum entre os cães de raça ou o mundo dos cavalos).
Se olharmos para o contexto das espécies vivas, devemos lembrar que a evolução é a teoria que explica o desenvolvimento de todas as espécies e, nesse sentido, a árvore genealógica chamada árvore filogenética.