História Antiga é considerado o primeiro período da história da humanidade, precedido de pré-história e seguido pelos Idade Média. Ela tem sido tradicionalmente identificado como o início da história antiga com a invenção da escrita, fato histórico importante que tem ajudado os seres humanos desenvolver uma forma mais avançada de comunicação. Por sua parte, a conclusão da história antiga é datada de 476 dC com a queda do o Império Romano do Ocidente.
Ao longo da história antiga desenvolveram as primeiras grandes civilizações da humanidade que, além de escrever, significou uma complexidade da vida urbana, a divisão do trabalho, o estabelecimento de diversas organizações sociais, criando a religiões e o estabelecimento dos primeiros governos ou estados. É por isso que neste período da história encontramos grandes aldeias e cidades, em muitos aspectos superiores aos aspectos aldeias neolíticas simples e primitivas.
Estas características estão presentes em diferentes regiões do mundo em que as comunidades humanas resolvido definitivamente. História Antiga estudou por isso que as civilizações da Mesopotâmia antiga localizada no vale do Eufrates e do Tigre (onde a civilização suméria foi o primeiro a desenvolver o seu poder), as comunidades egípcias, pequeno hebraico antigo e fenícios, Grécia Antiga e Roma antiga, talvez a mais importante em termos de sua distribuição geográfica na época do império. Finalmente, a história antiga também deve incluir essas civilizações históricas que estão fora do quadro geográfico conhecido como o Velho Mundo e entre eles estão a China, Índia e comunidades pré-colombianas da América.
O legado da história antiga é, sem dúvida, muito rico e de muitas maneiras a sua influência atinge hoje. Entre os mais importantes e significativos para Humanidas desenvolvido neste momento em fenômenos de história, encontrou cuneiforme (primeira forma de escrita humano), o desenvolvimento de grandes religiões (como a egípcia, grega e romana, judia e Christian), importantes obras literárias (como a Ilíada, a Odisseia, o Código de Hamurabi, a Bíblia, o Livro dos mortos, entre muitos outros), a construção de monumentos incríveis e edifícios (tais como as pirâmides do Egito, a Esfinge, Parthenon, o Coliseu, a Porta de Ishtar, o Palácio de Knossos), ea criação de elementos exclusivos, como a democracia, a lei, diferentes ciências, filosofia, os Jogos Olímpicos, engenharia, etc.