Divertículos são pequenos sacos que se projetam para fora da parede do intestino grosso. A presença de vários divertículos é chamada de diverticulose. É freqüente em pessoas acima da 6º década. Caso algum dos divertículos inflame ou infeccione, o quadro é chamado de diverticulite.
O tratamento da diverticulite é baseado na utilização de antibióticos por via oral nos casos mais simples e por via venosa nos casos mais complicados, necessitando internação hospitalar. A grande maioria dos casos de diverticulite responde ao tratamento clínico em torno de sete a dez dias.
Varia de acordo com a gravidade de cada paciente. Em casos mais simples, mudanças no estilo de vida, principalmente na dieta, com maior ingestão de fibras e líquidos, podem solucionar o problema. Em momentos de crises, os sintomas podem ser aliviados com bolsas de água quente, analgésicos e alimentação líquida.
Sucos de frutas sem polpa, como suco de maçã; Gelatina; Água; Chá ou café sem leite.
Evite anti-inflamatórios, cigarro e bebida alcoólica.
Qualquer bebida alcóolica - fermentada, destilada e até o vinho - também pode piorar os sintomas da gastrite. Logo, durante as crises o seu uso é completamente desaconselhado e, depois de passados os sintomas, se quiser beber, é bom que o faça com muita cautela.
O álcool é um fator predisponente para aumentar o refluxo , caso tome um vinho , lembre que a dose deve ser baixa , evitar volumes maiores.
O tratamento natural para a diverticulose ajuda a complementar o tratamento nutricional e envolve o consumo de alimentos ricos em probióticos ou prebióticos, orientados pelo nutricionista, presentes no iogurte natural, cebola, alho, tomate, maçã e banana, ou em cápsulas de suplementos, pois contribuem para aumentar as ...
Apesar de não existirem alimentos que ajudam a curar a doença, alguns podem acabar intensificando os sintomas. Segundo a gastroenterologista, os alimentos que devem ser evitados durante uma crise são: Alimentos gordurosos. Excesso de doce.