1) O que é influenza A (H1N1)? 2) O que significa H1N1? As letras correspondem às duas proteínas da superficie do vírus: H: Hemaglobulina e N: Neuraminidase .
Influenza A subtipo H1N1, também conhecido como A (H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N à proteína neuraminidase.
O H3N2 É um subtipo do gênero viral Influenzavirus A, que é uma causa importante da influenza humana. Seu nome deriva das formas dos dois tipos de proteína na superfície do seu revestimento, hemaglutinina (H) e neuraminidase (N). Por rearranjo, o H3N2 troca genes para proteínas internas com outros subtipos de gripe.
O H1N1 causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus influenza: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse.
Gripe H1N1
Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionada com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
A evolução natural do H1N1 é febre alta constante até o 3º dia quando começa a abaixar a partir do 3º-4º dia e no 6º dia já termina. Tosse seca e cansaço podem ainda prevalecer por mais algumas semanas sem que isso configure qualquer complicação.
A maioria dos sintomas dura de cinco a sete dias, com exceção da tosse e do cansaço generalizado, que podem perdurar por até 14 dias. Ou seja, a resposta de quanto tempo dura uma gripe pode estar mais nos sintomas do que na presença da infecção viral em si.
Uma pessoa infetada pode transmitir o vírus um dia antes e até sete dias após aparecerem os primeiros sintomas. O período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre. Quanto tempo demora a passar a gripe? Normalmente, uma pessoa saudável recupera da gripe ao fim de cinco a sete dias.