ANATOMIA FUNCIONAL O manguito rotador (MR) é formado por quatro músculos que se originam na escápula e se inserem nos tubérculos do úmero (supra-espinhoso, infra-espinhoso, redondo menor e subescapular). Seus tendões tornam-se confluentes entre si e a cápsula articular quando se aproximam de suas inserções.
O manguito rotador é formado pelos músculos o supra-espinhal, infra-espinhal, redondo menor e subescapular, e tem como funções principais a estabilização do ombro e auxiliar na dinâmica escapulo – umeral.
O manguito rotador (MR) é um grupo de quatro unidades músculo-tendão que envolvem a anterior, superior e posterior da articulação do ombro. Ele atua para estabilizar o úmero – maior osso da parte superior do corpo e que liga o ombro ao cotovelo – e equilibrar os movimentos do ombro.
Medidas para aliviar a dor
A ruptura do tendão é totalmente incapacitante, resultando na inabilidade de realizar a extensão completa do joelho. Localiza-se no sítio de enfraquecimento do tendão, como resultado de degeneração crônica.
A melhor forma de prevenir uma lesão no tendão calcâneo é por meio de exercícios excêntricos para a musculatura da panturrilha, realizados com repetições de movimentos na ponta do pé e voltando à posição inicial.
O tratamento baseia-se no uso de analgésicos, anti-inflamatórios orais, gelo, imobilização, exercícios de alongamento e fisioterapia. Pode também ser utilizada uma órtese noturna ao nível da perna e do pé – “Night Splint” – para manter o alongamento do tendão calcâneo e da musculatura posterior durante a noite.