Ao olhar para fogos de artifício, estamos olhando para um show de fogos de artifício. Quanto ao termo vem do grego e é formado pelo prefixo pyros, significando fogo e a Techne que significa técnica. Deve-se notar que há várias palavras que incorporam a palavra pyro ou que lhe estão associadas, como piromaníaco, pira, Piromancia ou pirolatría.
O uso de pirotecnia como elemento festiva é antiga e foi na China antiga, onde ele começou a praticar em algumas celebrações e cerimônias religiosas. O apelo dessas celebrações foi baseado nos jogos de formas que chamou a atenção no céu escuro, mas também o cheiro de pólvora, o ruído e vibração. Da mesma forma, não devemos esquecer que o fogo teve um componente mágico e tem sido considerado um poderoso elemento (lembre-se o mito de Prometeu da cultura grega ou o fogo sagrado que é mencionado no Antigo Testamento).
professores pirotecnia usar um número de matérias-primas de base, especialmente em pó, clorato de potássio, cloreto de lítio e cloreto de cálcio. A manipulação destas substâncias requer grande habilidade e tomar uma série de medidas de segurança para prevenir possíveis acidentes causados por explosões.
No Brasil, México, Espanha e Canadá alguns dos fogos de artifício mais prestigiadas exposições no mundo foram realizadas. No carnaval do Rio de Janeiro é parte da festa de fogos de artifício coloridos. Os mexicanos gostam muito de fogos de artifício, que no México são chamados castelos ou toritos.
No caso da Espanha, é na cidade de Valência, onde pirotecnia adquire mais sentido, porque na celebração de falhas valencianas muitas atividades dependem de professores para lançar fogos de artifício fogos de artifício, que são conhecidas como cintas Valencia. Na cidade canadense de Vancouver que acontece todos os anos o famoso “Celebration of Light” uma competição de fogos de artifício que reúne os melhores especialistas do mundo neste tipo de show.
Enquanto fogos de artifício e foguetes têm uma intenção lúdica e festiva, causando uma série de riscos e problemas: acidentes que podem se agravar queixas sobre o ruído excessivo e um perigo para alguns animais. Algumas parcerias para animais enfatizar os efeitos negativos de fogos de artifício sobre a saúde dos animais de estimação, especialmente cães. Deve-se ter em mente que o barulho de fogos de artifício causar medo em alguns cães, assustadas e desorientadas, possa fugir desesperadamente perdido.