artifícios literários são o conjunto de técnicas, tropos e abordagens estilísticas que um escritor usa para criar uma obra literária. Devemos ter em mente que todo escritor quer se comunicar e, ao mesmo tempo, fazê-lo de uma forma bela e criativa.
artifícios literários são as diferentes maneiras de combinar palavras e criar seu próprio estilo de narrativa
artifícios literários são usados em todos os gêneros literários, embora seja na poesia que são utilizados mais amplamente, como a linguagem poética não simplesmente tem como objetivo descrever uma realidade, mas a própria beleza.
A lista de tropos é muito amplo, mas vale a pena mencionar alguns dos mais significativos. Anáfora é a repetição de uma ou mais palavras. Na aliteração repetição se manifesta no som. Hipérbole apresenta uma dimensão exagerada. A metáfora é baseada na semelhança entre dois termos, algo semelhante ao que acontece com a metonímia.
Através ironia o oposto do que se pensa é expressa. recursos adicionais
Enquanto figuras de linguagem são elementos fundamentais do conjunto de recursos literários, existem outros aspectos da linguagem que servem como instrumentos necessários para a criação. Primeiro, o conhecimento da gramática como estrutura geral (suas regras, diferentes níveis de linguagem, etc). E há elementos complementares que fazem parte dos recursos da literatura: o conhecimento da etimologia das palavras, seu valor semântico, o uso correto dos vários sinais de pontuação, o uso de sinônimos, etc. Estes instrumentos podem parecer menos relevante do que figuras retóricas, mas são essenciais para transmitir idéias, sem sacrificar o valor estético da linguagem.
Assim como um pintor usa uma ferramenta para criar, o escritor também precisa de uma ampla gama de instrumentos. Todos os instrumentos estão ao serviço das palavras, que por sua vez são destinados para descrever uma realidade ou expressar sentimentos de uma forma de arte sugestiva.