A palavra é aplicada imparcialmente para referir-se àquele que julga com imparcialidade ou apropriado. Enquanto isso, a imparcialidade é um critério de justiça, que estabelece que as decisões devem ser feitas de acordo com critérios objectivos, sem se deixar levar por influências de outras opiniões, preconceitos ou por razões que de alguma forma são caracterizadas não ser apropriado.
O máximo segurando este critério é que todos os indivíduos devem ser tratados da mesma maneira, independentemente das circunstâncias. Em alguns, é considerada necessária por alguns motivos externos e objetivas um tratamento diferenciado serão aceitos, no entanto, de preferência em todas as áreas da sociedade, agindo em conformidade com este critério.
Quase todos os sistemas jurídicos do mundo têm diferentes penalidades, dependendo do tipo de crime causa e à gravidade que ele revista, mas isso não tem nada a ver com a existência de imparcialidade, uma vez diferenciação em punições se baseia de um critério objectivo, como a lei. O tribunal agiu com muita imparcialidade, apesar das pressões recebidas por parte da imprensa e da opinião pública.
A palavra é também usado para se referir a esse julgamento objetivo ou ato como sendo uma decisão imparcial. Por exemplo, se dois dos meus amigos têm um problema entre eles e pedir a minha opinião ou a participar na matéria em discussão e decidir primeiro para não ficar lado quer, ou rever a favor ou contra-se que me apresentaram todas as questões em discussão e analisá-los lá apenas expressar minha opinião sem ter sido levado por um ou outro, então a ação vai chamá-lo justo.
E El Imparcial foi há muitos anos, mais precisamente entre 1867 e 1933 na Espanha, uma manhã diária da ideologia liberal. Ele se destacou do resto por ser uma empresa de jornal, um dos primeiros, que se opunha à imprensa que dominava naquele tempo: o partido diária.