O estudo da linguagem abrange muitas áreas diferentes: sintaxe, semântica ou etimologia. Neste post vamos focar a semântica da linguagem, ou seja, no significado das palavras.
Há três conceitos semânticos são úteis: o campo lexical, o campo semântico e da família lexical. O conceito de campo lexical refere-se a uma série de palavras que têm uma relação entre eles, por algum motivo, por exemplo, porque se trata do mesmo assunto (como no campo de futebol léxico pode falar sobre o atacante, defensor, meio-campista ou surra, porque todos esses termos compartilham o mesmo campo, mesmo se eles são palavras de uma natureza diferente).
Falamos de um campo semântico, quando uma série de palavras estão incluídos no mesmo conteúdo semântico (por exemplo, uma cadeira ou sofá campo semântico pertencem ao termo móveis). Lexical compreender a família como um conjunto de palavras que vêm da mesma palavra primitiva, ou seja, todos eles têm o mesmo lexema ou raiz de uma palavra.
Classe atua como a palavra lexema ou raiz e com isso pode fazer outras palavras da mesma classificação família, inclassificável, espécie, classe, etc.
Com o pão raiz podemos formar palavras como padeiro, padaria ou uma cesta de pão. A palavra fria pode articular outra: frio, frio ou geladeira. As palavras de formulário termo como mercado de mercadoria, mercado de pulgas ou mercado de pulgas. O termo mar é bastante curioso, porque a sua família lexical é bastante extenso (marinheiro, doentio, mar, inchar, maré, fuzileiros navais, maré, submarinista e assim por diante).
O exemplo da palavra mar nos permite lembrar que os termos da mesma família lexical pode ser usado em diferentes contextos (tonturas está relacionada com a saúde e mergulho é um esporte). Deve-se ter em mente que duas palavras pode parecer muito, mas não da mesma família lexical (dado e dado são homônimos, mas não compartilham da mesma família lexical, porque o primeiro é o particípio passado do verbo dar e o segundo é um peça usada para jogar e, portanto, não compartilham a mesma origem).
Os exemplos acima comunicar à mesma conclusão, nomeadamente que uma palavra família lexical consiste nos termos que possuem as mesmas características de escrita (presentes dado tanto com e escrita g) e a mesma origem semântica. O destaque das palavras da mesma família lexical está compartilhando a mesma raiz (sol, ensolarado, solecito ou a mão, manual, artesanato). É apreciado, portanto, que em palavras diferentes na mesma família lexical é uma parte deles que não muda (a raiz) e outra parte se altera (de gênero, número, aumentativa, diminutivos ou prefixos e sufixos que ir com ele).