Masoquismo e sadismo são dois conceitos que estão profundamente relacionadas por seu significado. Masoquismo mostra a atitude de uma pessoa que experimentado algum grau de prazer em situações que causam lógica dor, por exemplo, uma humilhação.
Na mesma linha, uma pessoa sádica é aquele que é caracterizado por um grau de experiement prazer sujeitando uma vítima a uma situação de dor ou humilhação. Um exemplo de atitude sádica é maltratar uma outra pessoa ou psicologicamente.
Todo ser humano é digno de respeito e dignidade, no entanto, uma pessoa mal sádico pode ter consequências graves. De certa forma, o sadismo mostra a atitude de submissão buscando o sadist por sua vítima, uma vítima sobre as quais exerce controle e que tratado como um objeto e não uma pessoa. Um objeto usando ignorando completamente a liberdade pessoal dos outros. atos sádicos são atos de violência que podem ocorrer em maior ou menor grau.
Sadismo é um ato de violência que mostra uma agressão significativa pelo sujeito. Uma força agressiva que não está relacionado com a defesa de vida ou defesa contra um ataque externo. Ou seja, essa agressividade surge sem uma causa e efeito. O sadist tem um personagem com qualidades específicas. Por exemplo, a necessidade de controle sobre a realidade externa ao ponto de querer também controlar as pessoas para que tudo se encaixa o seu regime anterior.
Sadismo mostra toda a manipulação e, como tal, quando uma pessoa usa outra instrumental estabelece uma ligação que não é baseado na relação de absoluta igualdade. O sadist com o mal é especialmente fraco, com quem descarregar toda a sua fúria e usa o medo como uma forma de coerção.
O sadist é uma ordem obsessiva, uma pessoa que se torna extremamente nervoso como ele sentiu a impossibilidade de planejar cada detalhe da existência. Sentir que as coisas estão além do controle é algo que aflige especialmente a sadist.
Em vez disso, e contraditoriamente, a pessoa sádica pode adotar uma atitude de máxima obediência forte superior aos outros.