Para elaborar um relatório de educação infantil focado nessa metodologia, é preciso observar diversos aspectos, principalmente sociais. Durante as observações, é necessário avaliar a noção de mundo da criança, sua convivência com outros alunos, cidadania, habilidades de socialização e formação de caráter.
Uma dica, é construir seu relatório considerando os temas, assim você consegue explanar com mais detalhes o desempenho dos alunos, além de deixar o relatório mais rico. Indicamos a leitura do artigo da Revista Nova Escola, que aborda a importante questão da afetividade.
O importante é saber que, quando se faz um relatório geral da turma, você deve falar do grupo e não de alunos de forma isolada ou individual. Escreva como é a turma, comece pela composição da turma, quantidade de alunos, quantas meninas, quantos meninos, faixa etária.
É preciso investigar, avaliar, levantar o que de fato a turma já sabe e o que ainda ela não sabe. O instrumento para fazer isso é realizar a Avaliação Diagnóstica, que tem o objetivo de verificar a presença e a ausência dos pré-requisitos de aprendizagem adquiridos, ou não, na série anterior.
Este conhecimento de cada aluno engloba parâmetros como a idade, sexo, proveniência (localidade onde reside) e etnia, bem como informações sobre a família, a condição sócio-económica, sócio-profissional, e cultural e também a própria estrutura familiar.
Como iniciar um Parecer Descritivo do Aluno
Parecer é um documento, de forma escrita, elaborado por um advogado parecerista que manifesta seu pensamento, opinião ou resposta acerca de uma pergunta formulada ao jurisconsulto.