Os aminoácidos são moléculas formadas por um grupo carboxila e um grupo amina que se ligam a um átomo de carbono. ... O termo peptídeo refere-se à união de dois ou mais aminoácidos por intermédio de ligações peptídicas, que ocorrem entre o grupo carboxila de um aminoácido e o grupo amina de outro.
pK corresponde ao pH em que há 50% de dissociação do ácido ou da base. Valor de pH onde o aminoácido apresenta carga elétrica líquida igual a zero; pI é o pH no qual há equilíbrio entre as cargas negaøvas e posiøvas dos grupamentos iônicos de um aminoácido ou de uma proteína.
Aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem um átomo de carbono ao qual se ligam um grupo carboxila, um grupo amino, um hidrogênio e um grupo variável....Consideram-se como aminoácidos essenciais para o adulto:
Definimos pK como o cologaritmo da constante ionização. Quanto maior for a constante de ionização, mais forte será o ácido, e quanto mais baixa a Ki, mais fraco será o ácido. No entanto, quanto maior for o pK, mais fraco será o ácido, e quanto menor o pK, mais forte será o ácido.
O pKa, portanto, representa o valor logarítmico da constante de dissociação (constante de equilíbrio) de um ácido fraco em sua base e ácido conjugado. A equação de Henderson-Hasselbalch pode ser usada para calcular a o pH final de uma solução tampão, após a adição de alguma substância que muda o pH.
Solução-tampão é uma mistura que tem a capacidade de evitar que o pH da solução sofra grandes variações. É formada por um ácido ou base fraco, e um sal desse ácido ou base. A solução-tampão é geralmente uma mistura de um ácido fraco com o sal desse ácido, ou uma base fraca com o sal dessa base.
pKa é a operação matemática que permite calcular a acidez de uma solução. Quanto menor o valor de pKa maior é a acidez da solução, é como se fosse o pH.
Valor negativo do logaritmo da constante de dissociação de um ácido.
Ka é uma constante de acidez, portanto o pka seria o ph do ácido. Desta forma a relação com ph e pOh fica clara, pois o pka está relacionado a ácidos, o pOh a bases e o ph a qualquer substância. Espero ter ajudado. 2 usuários votaram nessa resposta como útil.
É apenas uma medida que diz se a substância tem pouco ou muito H+ e a classificação a que ela pertence, de acordo com o pH. ... O pKa, é torna-se fácil de entender quando se tem uma visão clara do pH em relação ao meio; por definição o pKa é assim: pKa é o pH onde o fármaco é 50% ionizado e 50% não ionizado.
pH e pKa influenciam intimamente as concentrações de drogas ionizadas e não ionizadas. O ácido acetilsalicílico e o paracetamol foram os fármacos utilizados no experimento, avaliando sua capacidade de ionizar ou ser absorvidos em meios com diferentes pH.
A ionização afeta não apenas a velocidade com a qual os fármacos atravessam as membranas, mas também a distribuição de equilíbrio das moléculas dos fármacos entre compartimentos aquosos, se houver diferença de pH entre eles.
Em outras palavras, a substância dita lipofílica é a que tem afinidade e é solúvel em lipídios. Solventes não polares como os hidrocarbonetos, tais como o hexano ou tolueno. Estes solventes não polares (apolares) são eles próprios lipofílicos — o axioma que semelhante dissolve semelhante geralmente é verdadeiro.
Que gosta de água. 2. [ Química ] Que absorve facilmente a água ou outros líquidos.
Hidrofilico: Apresenta grande afinidade quimica pela água. Lipofilico:Apresenta grande afinidade quimica por gorduras.
Resposta. O grupo metila -CH4- é um grupo apolar,grupos apolares,hidrofóbicos e possuem afinidade por lipídios.
Resposta. Resposta: Porque a carboxila é um grupo polar, que tem afinidade com a molécula de água e/ou é solúvel nela.
Lipofilicidade,, refere-se à habilidade de um composto químico dissolver-se em gorduras, óleos vegetais, lipídios em geral. Em outras palavras, a substância dita lipofílica é a que tem afinidade e é solúvel em lipídios.
É uma opção para formulações com ativos lipossolúveis que são melhores absorvidos em meio oleoso, porém o paciente não se adapta à grandes volumes de óleo em gotas de uso oral. Podemos citar a vitamina D3, Keranat e Óleo de semente de abóbora.
O veículo lipofílico, desenvolvido para melhorar a absorção da vitamina D no organismo, surge como alternativa aos que não conseguem ou não podem ingerir na forma de gotas oleosas.
Como já vimos, a lipossolubilidade refere-se à capacidade de se solubilizar em lipídios, com isso espera-se que quanto maior for essa lipossolubilidade, mais facilmente o fármaco atravesse a membrana.
Substâncias lipossolúveis são aquelas que são solúveis em gorduras. Essas substâncias não são solúveis em solventes orgânicos, e são solúveis em gordura, portanto para irem ao tecido alvo necessitam de moléculas transportadoras como o colesterol para atravessarem o plasma sanguíneo.