O manúbrio constitui a parte superior do osso esterno e se une ao corpo deste no chamado ângulo infraesternal, que é uma crista transversa saliente, facilmente palpável e ponto de referência importante, pois marca o ponto de junção do esterno com a segunda costela (através da cartilagem costal) e, assim, permite a ...
Significado de Manúbrio substantivo masculino [Anatomia] Parte superior do esterno, sobre a qual se inserem as clavículas.
O esterno é um osso chato com o formato da letra "T" em caixa alta, localizado na parte anterior do tórax. ... No homem o esterno serve para sustentação das costelas e da clavícula, formando a caixa torácica onde ficam protegidos os pulmões, coração, timo e os grandes vasos (aorta, veia cava, artérias e veias pulmonares).
Osso plano, alongado situado na parte anterior e média do tórax. É constituído por três partes que são, de cima para baixo, o manúbrio ou pré-esterno, o corpo ou mesoesterno e o apêndice xifoideu, apêndice xifoide, apêndice ensiforme ou xifisterno.
advérbio De maneira eterna; para sempre; cuja duração é infinita: esperemos que o planeta Terra dure eternamente. Etimologia (origem da palavra eternamente). Feminino de eterno + mente.
Nada mais é que expor, tornar público toda e qualquer notícia ou informação de si próprio, seja ela na expressão de algum sentimento ou alguma euforia. Eu gostaria de externar o meu apreço, carinho ou amor que sinto ao estar em sua companhia.
Significado de Interno adjetivo Que está dentro: doença interna. substantivo masculino Aluno que mora no colégio onde estuda. [Brasil] Indivíduo internado em estabelecimento de recuperação; detento, presidiário.
Significado de Interior adjetivo Situado na parte de dentro, em oposição ao que está na parte de fora; interno.
De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.
As rimas são excelentes para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades linguísticas iniciais. Isso porque aumentam a consciência de ortografia e de fonemas, que são essencialmente os sons que compõem as palavras.
Rima é a repetição de uma sequência de sons a partir da vogal da última sílaba tônica do verso. A rima é utilizada como recurso de linguagem bastante utilizado em textos dos gêneros discursivos estruturados em versos, como poemas e músicas. Com o objetivo de atribuir aos textos mais sonoridade, ritmo e musicalidade.
a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).
Rimas assoantes ou toantes – Apresentam perfeita identificação sonora entre as vogais, tendo em vista a última vogal tônica até o final de cada verso.