Pepino III, também conhecido como Pepino, o Breve ou Pepino, o Moço (ca. 714 – Saint-Denis, 24 de setembro de 768), foi o filho mais novo de Carlos Martel.
Isso porque com a morte de Carlos Magno houve intensos conflitos entre seus filhos para conseguir conquistar o trono. Isso acabou causando a divisão do território dos francos em várias partes, enfraquecendo o poder. Assim, o renascimento carolíngio tinha como objetivo justamente trazer o poder de volta.
A obra levada a cabo pelos Carolíngios durante o império iniciado por Pepino, o Breve, quando eliminou os merovíngios em 751 e foi eleito rei pelos francos, designa-se por "Renascimento Carolíngio", sendo este período caracterizado pela confluência do purismo anglo-saxão, da tradição romana e das técnicas bizantinas.
Ao longo do século VII os vários reis que assumiram o trono não conseguiram assegurar a unidade dos territórios. Conhecidos como “reis indolentes”, tais autoridades passaram a conceder poderes políticos a um grupo de funcionários públicos conhecidos como major domus ou prefeito do palácio.
Assim, a partir de meados do século VII, os reis da dinastia merovíngia foram perdendo autoridade, ficando sujeitos aos senhores feudais. Esses reis são conhecidos como Reis Indolentes, devido à incompetência com que governaram.
Resposta: Ao longo do século VII os vários reis que assumiram o trono não conseguiram assegurar a unidade dos territórios. Conhecidos como “reis indolentes”, tais autoridades passaram a conceder poderes políticos a um grupo de funcionários públicos conhecidos como major domus ou prefeito do palácio.