Os estudos neuropsicológicos com deprimidos apontam para alterações na aquisição da memória, atenção, concentração, flexibilidade cognitiva e abstração.
A mania se caracteriza por um período de humor exaltado, aceleração do pensamento, agitações, excesso de energia, euforia, irritabilidade, mudanças bruscas de humor e alterações no sono. O episódio depressivo pode ser único ou recorrente, de intensidade leve, moderada ou grave.
A mania é uma das fases do transtorno bipolar, distúrbio também conhecido como doença maníaco-depressiva. Ela é caracterizada por um estado de intensa euforia, havendo aumento de energia, agitação, inquietação, mania de grandeza, menor necessidade de sono, podendo até causar agressividade, delírios e alucinações.
Significado de Maníaco Que possui hábitos considerados estranhos, grotescos, incomuns e, em algumas situações, ridículos. [Psicologia] Que expressa mania, estado de superexcitação do psiquismo, que resulta na exaltação do temperamento e em impulsos instintivos e afetivos.
Na virada maniaca o paciente torna-se falante, tem insônia, idéias de grandeza, inquietude, euforia, impulsividade exacerbada, insônia, humor lábil. Se a mania for psicótica observamos também ideias delirantes megalomaníacas, aceleração intensa do pensamento, agitação psicomotora.
O Transtorno Bipolar compromete, inicialmente, conexões nervosas e, ao longo da doença, há perda de células e atrofia de regiões específicas do cérebro. A perda de conexões, em neuroquímica, é associada com degeneração.
Para aqueles com depressão, lamotrigina pode ser uma boa escolha de anticonvulsivante. Para depressão bipolar, a melhor evidência sugere o uso de quetiapina ou lurasidona isoladamente ou a combinação de fluoxetina e olanzapina.
Ainda que seja um tipo de depressão, a que ocorre no transtorno bipolar não deve ser tratada com antidepressivos. "É arriscado porque pode induzir a episódios de ciclos rápidos e mistos, que são acentuados ao risco de suicídio", diz Del Porto.
Os brasileiros que sofrem Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) contarão com a linha completa de tratamento para a doença após a incorporação dos medicamentos Clozapina, Lamotrigina, Olanzapina, Quetiapina e Risperidona.
Clozapina, lamotrigina, olanzapina, quetiapina e risperidona são remédios usados para outros fins na rede pública, mas devem estar disponíveis também para esse transtorno afetivo. A expectativa é que em 2015 cerca de 270 mil pessoas sejam beneficiadas com o tratamento.
Os medicamentos mais importantes no tratamento dos sintomas da Doença Bipolar são os estabilizadores do humor e os antidepressivos. Mas o médico pode ter necessidade de receitar outros medicamentos, como os antipsicóticos, os ansioliticos e os hipnóticos.
O tratamento com Torval® CR deve iniciar-se gradualmente, com a dose alvo alcançada após cerca de 2 semanas. Em alguns casos pode ser necessário aumentar a dose entre 5 e 10 mg/kg/dia quando combinado com anticonvulsivantes que induzem atividade enzimática hepática, como fenitoína, fenobarbital e carbamazepina.
Marcel Vella Nunes, vamos apresentar as duas fases da doença — Maníaca e Depressiva — e os principais sintomas de cada uma. Abordaremos, ainda, os indícios específicos da doença que a diferenciam de mudanças normais de humor e a importância de obter diagnóstico médico adequado.
Em alguns tipos de crise podem ser obtidos resultados no pequeno espaço de 7 a 14 dias. Por outro lado, se o médico está a tratar o doente com Lítio para evitar a recorrência da doença, podem ser necessários 6 a 12 meses, antes de se conseguir uma eficácia completa.
Comprimido revestido 300mg Os efeitos benéficos do tratamento com Carbolitium® (carbonato de lítio) podem demorar algumas semanas para se manifestarem; assim, não interrompa o tratamento nem modifique as dosagens prescritas sem o conhecimento do seu médico.
Dra. O equilíbrio da concentração do lítio no sangue pé obtido em 4 a 6 dias. Em adultos, sua meia vida é de cerca de 24 h, aumentando nos indivíduos idosos e nos portadores de insuficiência renal. Quando se pára o tratamento, 99% do lítio é eliminado do organismo ao fim de 7 a 10 dias.
Os efeitos colaterais do Lítio
O lítio atua como neuroprotetor do cérebro, inibindo a produção de proteínas excessivas e estimulando a produção daquelas que faltam.
Em geral, o sangue é colhido 12 a 18 horas após a última dose. Informe ao colhedor a hora da última dose, para que a avaliação dos resultados seja correta. Esse exame mede a quantidade de lítio no sangue, para verificar se ela está dentro da faixa terapêutica.
Quais são os possíveis efeitos colaterais?
Quando as duas doses são desiguais, a maior dose deve ser administrada à noite. No exemplo dado, com uma dose diária total de 1.
O carbonato de litio, sal utilizado como estabilizador do humor, pode trazer d nutre seus efeitos adversos o aumento de peso por possuir um efeito antitireoideano que lentifica o metabolismo energético. A despeito disto é um tratamento efetivo para transtorno bipolar e depressões recorrentes.
Efeitos adversos. O lítio pode causar efeitos indesejados em vários sistemas do organismo, mas os mais comuns são poliúria, polidipsia, tremores de mãos, diarréia e náuseas (Tab.