EQST

Qual A Diferença Entre Uma Fase E Um Microconstituinte?

Qual é a diferença entre uma fase e um Microconstituinte?

Uma fase é definida pela formação de um composto, por exemplo no aço, a ferrita, a austenita e a cementita são fases individuais. Já um microconstituinte é formado por mais de uma fase com uma morfologia específica, como por exemplo a perlita, que é formada por lamelas de ferrita e cementita.

O que é ferrita?

A ferrita ou ferrite, ou ferro alfa (α-Fe), é um termo de ciência dos materiais para o ferro puro com estrutura cristalina cúbica de corpo centrado. É esta estrutura cristalina que dá ao aço e ao ferro fundido as suas propriedades magnéticas, sendo o exemplo clássico de um material ferromagnético.

Quais as características da ferrita?

Ferrita: Este constituinte está formado por uma solução sólida de inserção de carbono em ferro alfa. É o constituinte mais mole dos aços porém é o mais tenaz, e o mais maleável, sua resistência a tração é de 28 daN/mm2 e alongamento de 35%. Sua solubilidade máxima é de 0,008 %.

O que é a zona crítica?

O recozimento pleno consiste no aquecimento do aço a uma temperatura superior à zona crítica (quando este aquecimento é feito a uma temperatura situada dentro da zona crítica, é denominado recozimento intercrítico) seguido por um resfriamento lento (dentro do forno por exemplo).

O que é o processo de revenimento?

Segundo Chiaverini (2006) revenimento é o tratamento térmico caracterizado pelo reaquecimento abaixo da zona crítica que normalmente é realizado sempre após o tratamento térmico da têmpera, tendo como objetivo básico aliviar as tensões internas e diminuir a fragilidade da martensita, eliminando a maioria dos ...

Como é feita a tempera do aço?

Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo ou jatos de ar. Como resultados o aumento da dureza do aço e aumento na resistência à tração, bem como redução de tenacidade.

Como é feita a normalização do aço?

Conheça - Tratamento térmico de normalização Ele se dá por meio do aquecimento do aço a uma temperatura acima da zona crítica, em seguida é resfriado ao ar. Para aquecer o material usa-se a temperatura média de 900 graus e o resfriamento até temperatura ambiente.

Como é feito o resfriamento no processo de recozimento?

A temperatura é estipulada pelo tipo do aço que pode ser consultado em uma tabela do fabricante. O resfriamento é feito de maneira lenta, dentro do forno que foi aquecido ou na temperatura ambiente ou em caixas.

Quais são os tipos de recozimento?

O Recozimento pode ser classificado em 4 tipos: Recozimento Pleno Aquecimento do aço acima da zona crítica e depois e resfriamento lento; Recozimento Isotérmico Aquecimento do aço nas mesmas condições que recozimento pleno, seguido de um resfriamento rápido até uma temperatura situada dentro da porção superior do ...

Quais são as etapas do recozimento?

O processo de recozimento envolve normalmente três etapas: recuperação, recristalização e crescimento de grão, que estarão presentes em maior ou menor intensidade dependendo de alguns fatores que serão discutidos posteriormente.

Qual é a estrutura cristalina da Austenita?

A ferrita experimenta uma transformação polimórfica para austenita, com estrutura cristalina CFC, ou ferro γ, à temperatura de 912º C.

O que é uma estrutura cristalina?

Um material cristalino, independente do tipo de ligação encontrada no mesmo, caracteriza- se por apresentar um agrupamento ordenado de seus átomos, íons ou moléculas, que se repete nas três dimensões.

O que seria a estrutura Perlítica?

A estrutura é conhecida como perlita grosseira. Com a diminuição da temperatura, a taxa de difusão do carbono também diminui, e as camadas se tornam progressivamente mais finas. A estrutura é conhecida como perlita fina.

Qual é a temperatura de Austenitização?

900ºC

Como se forma a Martensita?

A martensita ou martensite é feita a partir da austenita, uma solução sólida de carbono e ferro com um formato centro-estrutural cristalino cúbico, que é formado pelo aquecimento de ferro a uma temperatura de pelo menos 723 graus Celsius.

Como se forma a Bainita?

A Bainita é um microconstituinte tipicamente formado nos aços, resultante da decomposição da austenita em um produto de duas fases: ferrita em forma de placas e partículas de carbonetos (geralmente cementita). ... Em geral, a bainita apresenta morfologia acicular.

Como se forma a Cementita Globulizada?

Cementita Globulizada Uma microestrutura perlítica ou bainítica aquecida a uma temperatura abaixo da temperatura eutetóide durante um período suficientemente longo, por exemplo, 700 0C a 18-24 horas, transforma-se em cementita globulizada.

Porque a Martensita não está presente no diagrama fé fe3c?

b- Por que a martensita não aparece no diagrama de equilíbrio Fe-C? Tem estrutura tetragonal cúbica. Assim, é uma fase metaestável, por isso não aparece no diagrama.

Como funciona um diagrama TTT?

Para auxiliar metalurgistas nos processos de tratamento térmico existe a curva TTT. Trata-se de uma espécie de diagrama que descreve o que acontece com o aço, por meio de um resfriamento a diferentes velocidades, em diversas temperaturas abaixo de 723 0C, observando a transformação isotérmica da austenita em perlita.

Como o carbono se encontra na estrutura cristalina do ferro?

O ferro α pode ou não ser magnético (magnético abaixo de 768 o C, que é o ponto Curie). Possui uma baixa dureza. ... O carbono forma uma solução sólida intersticial com o ferro, isto é, os átomos de carbono se colocam nos interstícios da estrutura cristalina do ferro.

Qual o Microconstituinte mais duro dos aços?

Microconstituintes do aço: Ferrita é o ferro quase puro, contem 0,008% de carbono. Cementita é o carboneto de ferro(Fe3C). É o mais duro dos microconstituintes, contém cerca de 6,69% de carbono.