Os cistos odontogênicos inflamatórios são lesões que atingem a região periapical de dentes não vitais tanto na maxila, quanto na mandíbula. Dentre essas lesões, o cisto radicular, também conhecido como cisto periapical é o mais prevalente.
Cistos mamários são “nódulos de água” que acontecem na estrutura funcional da mama. Sua causa exata é desconhecida, mas acredita-se que tem relação com os hormônios sexuais femininos: estrógeno e progesterona e o processo de involução lobular.
A ulectomia é um procedimento de fácil execução para o profissional e rápida recuperação para o paciente infantil. Os autores apresentam, por meio de relato de caso clínico, a técnica cirúrgica de ulectomia, como opção terapêutica para o retardo na erupção dental.
Consiste numa incisão na gengiva que recobre o dente permanente, permitindo que a erupção deste ocorra. A ulectomia, procedimento semelhante à ulotomia descrita anteriormente, consiste na remoção de formações anormais de tecido muco-gengival sobre dentes que não estejam completamente erupcionados.
Procedimento cirúrgico Ulotomia/ulectomia O procedimento cirúrgico é indicado também para casos em que a erupção dentária espontânea não ocorre sem motivo aparente, mesmo com ausência do tecido fibroso, ou para casos de dentes com erupção lenta.
Quando não ocorre uma erupção dentária espontânea, o cirurgião-dentista pode realizar um procedimento cirúrgico, denominado ulectomia Dessa forma, a ulectomia está indicada nos casos em que, sem outro motivo aparente, ocorre retardo da erupção dentária.
A demora do nascimento do dente permanente pode ocorrer quando o dente de leite caiu antes do período ideal, devido a uma pancada ou presença de cáries, por exemplo. Neste caso, o dente permanente só deve surgir na época prevista, que pode variar entre os 6 e os 12 anos, dependendo do dente afetado.
K01 - Dentes inclusos e impactados - iClinic.