A ventilação mecânica (VM) ou, como seria mais adequado chamarmos, o suporte ventilatório, consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada.
A VNI está indicada para os pacientes em insuficiência respiratória cujos os sinais e sintomas clínicos estejam presentes, como : taquipnéia, dispnéia, desaturação, hipoxemia, retenção de dióxido de carbono, aumento de trabalho muscular respiratório e diminuição do volume corrente(5).
A ventilação não-invasiva (VNI) tem sido considerada uma alternativa atraente à ventilação mecânica convencional em pacientes com insuficiência respiratória aguda.
O objetivo do tratamento com CPAP de consiste em evitar a completa eliminação do gás inspirado, permitindo uma melhora nas trocas gasosas, promovendo aumentos bastante representativos na oxigenação arterial5. Todavia, algumas situações incidentes durante a aplicação do CPAP devem ser consideradas.
O CPAP funciona enviando um fluxo de ar pressurizado para evitar o fechamento da passagem do ar. Ocasionado pelo relaxamento dos músculos das vias respiratórias superiores. Consequentemente, a oxigenação no organismo fica estável e o sono é reparador.
O preço do CPAP AirSense S10 Autoset e o Autoset For Her varia entre R$ 2.
O primeiro passo para adquirir o CPAP através do SUS é agendar e realizar uma consulta com um clínico geral, que deve ser agendado na unidade de saúde mais próxima, de acordo com a disponibilidade de consultas. Nela, o paciente deve relatar os seus sintomas e informar ao médico sobre a suspeita da apneia do sono.
Sintomas comuns da apneia do sono grave Os sintomas mais frequentes da apneia do sono são: cansaço ao acordar, sensação de sono insuficiente, sonolência diurna excessiva e piora da qualidade de vida.
Como usar o CPAP
Para instalar os filtros corretamente: