Principais características do pós-impressionismo
O Pós-Impressionismo foi uma tendência artística que ocorreu na Europa, sobretudo, na França no final do século XIX e início do século XX. O movimento teve influência, principalmente na pintura e na escultura. ... Ao lado do pintor francês Georges Serat, eles foram os mais importantes artistas dessa nova tendência.
Foram chamados pós-impressionistas alguns artistas que não mais seguiam os preceitos originais do impressionismo. Para eles, o impressionismo era superficial e retratava apenas cenas passageiras, sem dar muita importância nem aos sentimentos, nem aos acontecimentos políticos e sociais.
é a expressão utilizada para definir um período artístico europeu iniciado no final do século XIX e, como seu próprio nome indica, designante da época seguinte ao auge do Impressionismo. O ano de 1886, fundamental para o Pós-Impressionismo, foi também marcado pelo início de importantes mudanças na cidade de Paris.
Os princípios do Neoimpressionismo são: a massa de luz deve ser maior ou menor que a massa de sombra; toda massa parecerá maior se houver poucos e pequenos detalhes; quanto mais intensa for a luz, mais refletidas serão as sombras; luzes quentes, sombras frias; uma cor é sempre modificada pela proximidade de outra cor.
O especialista pós-impressionista usou formas e cores anormais para retratar questões no mundo natural, embora os desempenhos impressionistas fossem mais realistas. Da mesma forma, os artistas impressionistas tinham menos preocupação com aparência e composição do que os artistas pós-impressionistas.
ponto geométrico, ponto grafico e o ponto físico.
Pontilhismo no Brasil No Brasil, durante a Primeira República (1889-1930), o pontilhismo marcou as obras de Belmiro de Almeida (1858-1935) e Eliseu Visconti (1866-1944).