ENCARGOS DE DEPRECIAÇÃO Depreciação corresponde ao encargo periódico que determinados bens sofrem, por uso, obsolescência ou desgaste natural. A taxa anual de depreciação de um bem, será fixada em função do prazo, durante o qual se possa esperar utilização econômica.
Em geral, a vida útil de um ativo imobilizado é determinada pelo seu fabricante, mas, pode sofrer alterações por fatores como: -regime de trabalho; -uso inadequado; -obsolescência tecnológica, entre outras causas.
A vida econômica de um bem é a duração, normalmente medida em anos, em que o custo anual equivalente de possuir e operar o bem é mínimo. E vida útil é o período de tempo em que o bem consegue exercer as funções que se espera dele, claro que isso depende também de como esse bem é utilizado.
Os cidadãos participam da vida econômica e social por intermédio do sufrágio universal. É de direito e obrigatoriedade dos cidadãos a partir dos dezoito anos o ato de ir às urnas em dias determinados para a decisão de seus representantes legais no meio político.
Sabe-se que o custo anual equivalente uniforme (CAUE) pode ser obtido através da soma do custo anual equivalente de capital (CAEC) e do custo anual equivalente de operação e manutenção (CAEM). A figura 2 apresenta os fluxos financeiros referentes à aquisição e à alienação de certo bem de capital.
Explicando de maneira simples, a anuidade equivalente é o fluxo que deveria ser pago a cada ano que equivale ao VPL. Exemplificando: a anuidade equivalente de R$100 mil em 10 anos com uma taxa de desconto de 0% é R$10 mil.
O valor presente líquido, também conhecido como valor líquido atual, ou VPL é um instrumento que traz para a data zero os fluxos de caixa (positivos e negativos) de um projeto de investimento. Soma-se, então, o valor investido inicial, com a taxa mínima de atratividade (TMA).
Também chamado de Valor Líquido Atual, o Valor Presente Líquido é um método que consiste em trazer para a data zero todos os fluxos de caixa de um projeto de investimento e somá-los ao valor do investimento inicial, usando como taxa de desconto a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) da empresa ou projeto.
VPL (Valor Presente Líquido): é a soma do valor presente de todos os fluxos de caixa previstos no negócio/ativo. Indica se o investimento neste negócio/ativo é viável ou não; FC0: valor que representa o fluxo de caixa no período zero, ou seja, o investimento inicial.
O VPL é indicado quando queremos gerar fluxo de caixa, possuindo vantagens em relação a isso como, por exemplo, o fato de considerar o valor do dinheiro no tempo. Além disso, leva em consideração o custo de capital da empresa, na forma da taxa mínima de atratividade.
Se o VPL for menor que zero significa que as entradas serão menor que as saídas de caixa e o projeto trará prejuízos. A taxa de retorno será menor que a TMA - Taxa Mínima de Atratividade. Este método permite comparar diferentes projetos e indicar o maior valor de VPL como melhor investimento.
O VPL deverá ser superior ao VP para que o investimento seja interessante. Caso contrário, haverá prejuízo, já que a receita futura será menor do que o gasto inicial. A TIR deverá ser maior que a TMA. Caso contrário, será mais interessante investir no mercado financeiro, em CDB, DI ou poupança, por exemplo.
18. O que deveria ocorrer quando o valor presente líquido de um projeto é determinado como negativo? A) A taxa de desconto deveria ser diminuída. B) O índice de lucratividade deveria ser calculado.