adjetivo Relativo à pluviometria, à medição da quantidade de chuva que cai num local durante um período determinado. Etimologia (origem da palavra pluviométrico). Pluviometria + ico.
Aparelho serve para calcular a quantidade de água de chuva em uma área. ... O professor de matemática Aliomar Santos explica como o pluviômetro funciona: “O bocal capta a chuva que está caindo. Essa água vai se armazenando no interior. Feita a coleta da chuva, que caiu em um determinado tempo, nós fazemos a medição.
Índice pluviométrico O índice pluviométrico refere-se à quanfidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. O índice é calculado em milímetros. ... saema/indice- pluviometrico.
Um climograma tem duas ordenadas: uma à esquerda, onde normalmente são representadas as precipitações, e outra à direita, onde são marcadas as temperaturas. No eixo das abscissas são assinalados os meses do ano. As temperaturas são representadas por uma linha vermelha; e as precipitações, por barras azuis.
Para interpretar um climograma, é preciso levar em consideração que a coluna da direita e a linha que passa pelo gráfico indicam as variações de temperatura. A coluna da esquerda e as barras correspondem, assim, as variações de precipitação (índice de chuvas) medidas em milímetros (mm).
O seu cálculo é simples: para encontrar o período de retorno de determinado investimento basta somar os valores dos rendimentos acumulados, período após período, até que o valor total se iguale a quantia do investimento inicial. A fórmula de cálculo para o PRI é dada por: PRI = Investimento Total / Lucro Líquido.
Definimos de Tempo de Recorrência como o intervalo médio de tempo (geralmente em anos) em que pode ocorrer ou ser superado um dado evento, ou seja, é o inverso da probabilidade de um evento ser igualado ou ultrapassado: TR = 1/p.
O tempo de concentração podem ser obtidos diretamente nos hidrogramas unitários da bacia hidrográfica. Ele representa o intervalo de tempo entre o fim da precipitação efetiva e o ponto de inflexão do hidrograma unitário.
I - Intensidade - É quantidade de chuva por unidade de tempo. A unidade de tempo por ser dia, semana, mês ou outra unidade qualquer, desde que se indique a unidade. Por exemplo I = 78 mm/h, isto é, 78 milímetros por hora. ... Freqüência - A quantidade em que a chuva ocorre em determinado período de tempo.
Formação da chuva A chuva faz parte do infinito ciclo da água da Terra. No início do ciclo, a luz solar aquece a água na superfície do planeta. O calor faz a água evaporar, ou seja, virar vapor, que se eleva no ar. À medida que esfria, o vapor de água volta ao estado líquido em forma de gotículas.
Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.
Convencionou-se que 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água jogado em 1 m2. Quando o pluviômetro registra 5 mm em uma hora, a chuva é considerada fraca. De 5 mm a 60 mm em uma hora, a chuva é moderada. Mais que isso, é forte.