A seguir estão indicados os sintomas e formas de tratamentos de todas as IST's, também chamadas de infecções sexualmente transmissíveis e doenças venéreas.
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Há alguns sintomas em comum, que podem indicar a presença de alguma DST....São eles:
Nestes casos, é importante fazer uma consulta médica e exames de sangue para saber se há evidência de uma DST. Mesmo não havendo queixa ou sintoma de uma DST, solicite um exame de sangue. O exame deve incluir, entre outros, o anti-HIV (para AIDS), VDRL (para Sífilis) e HBsAg e anti-HBs (para Hepatite B).
O tratamento é indicado pelo urologista ou pelo ginecologista e normalmente é feito com o uso de antibióticos, como Tinidazol ou Metronidazol, durante 5 a 7 dias.
Plantas medicinais como aroeira, celidônia, cavalinha e alcaçuz podem ser usadas em forma de compressa diretamente sobre a região genital em caso de DSTs como gonorreia, HPV, herpes, tricomoníase e clamídia. Saiba qual planta deve ser usada em caso de infecção e como usar.
Para tratar esta infecção, normalmente é usado o antibiótico Metronidazol, seguindo o esquema:
Se não forem tratadas, algumas podem progredir e levar a complicações, como é o caso da sífilis. Essa DST pode causar problemas cardiológicos e neurológicos. A clamídia e a gonorreia causam inflamação nas trompas e a paciente corre o risco não conseguir engravidar.
A sífilis terciária pode aparecer de dois a quarenta anos após o início da infecção, podendo causar lesões neurológicas, cardiovasculares e levar à morte.
A posologia da azitromicina depende da idade e da gravidade da infecção. Assim: Uso em adultos: para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis causadas por Chlamydia trachomatis, Haemophilus ducreyi ou Neisseria gonorrhoeae, a dose recomendada é de 1000 mg, em dose única, via oral.
O tratamento da clamídia é feito com o uso de antibióticos, como por exemplo azitromicina ou doxiciclina, receitados pelo médico conforme cada caso. Com o tratamento adequado é possível erradicar completamente a bactéria.
Remédios para clamídia Os medicamentos mais indicados para o tratamento da clamídia são a Azitromicina, que pode ser tomada em dose única, ou a Doxiciclina, que deve ser tomada por 7 dias ou de acordo com a orientação do médico.
A cura se dá em 3 a 7 dias.
O período de incubação da bactéria — tempo do contágio até o surgimento dos sinais — dura de cinco a 14 dias. No entanto, em cerca de 70% das vezes, eles não aparecem. O diagnóstico é simples e está disponível no Sistema único de Saúde.
Após tomar o tratamento o que fazer pra ver se Clamydia curou? Com a melhora dos sintomas. Pode-se repetir o exame para pesquisa de Clamidia. Se for negativo, temos a confirmação do tratamento efetivo.
A clamídia é uma das causas da infertilidade masculina e feminina. Nos homens, a bactéria pode causar inflamações nos epidídimos (epididimite) e nos testículos (orquite), capazes de promover obstruções que impedem a passagem dos espermatozoides.
Principais sintomas
PCR para Chlamydia é o exame mais indicado para detectar a doença. A infecção por Chlamydia trachomatis genital em mulheres normalmente não apresenta sintomas. Os testes de PCR são os exames de escolha para o rastreamento e o diagnóstico das infecções urogenitais causadas pela bactéria Chlamydia trachomatis.
É possível se contaminar com o Chlamydia trachomatis por mais de uma vez. O fato de já ter tido uma infecção por clamídia anteriormente não confere imunidade.
Em geral, o remédio começa a fazer efeito já a partir de 2 a 3 horas de seu uso. A depender da gravidade ou do tipo da infecção, o médico deverá indicar a dose e o tempo necessários para o tratamento, que pode durar de 3 a 10 dias.
O tratamento da clamídia é simples, sendo feito com administração de antibióticos. A Azitromicina em dose única de 1 grama é o antibiótico mais prescrito. O paciente infectado deve ficar por pelo menos 7 dias sem atividade sexual após o início do tratamento (leia: AZITROMICINA – Indicações, Doses e Efeitos Colaterais).