As regiões da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania ficaram encobertas pela água durante algum tempo, mas ao longo do período se soergueram. ... Nesta época surgiram diversas espécies de invertebrados trilobites, crinoides, escorpiões marinhos e cefalópodes.
O Paleozoico é dividido em seis períodos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano.
No Ordoviciano se diversificaram os organismos filtradores, como os briozoários, os braquiópodes, os bivalves e os equinodermos. Também apareceram os organismos móveis herbívoros e carnívoros, como os gastrópodes. Os primeiros corais (rugosos e tabulados) surgiram no registro.
O Período Cambriano ocorreu entre 545 e 495 milhões de anos atrás. Esse período é marcado pelo surgimento de animais com exoesqueleto (esqueleto externo) e micro-organismos filamentosos.
O Período Cambriano (541–485.
Na escala de tempo geológico, o Paleozoico (pré-AO 1990: Paleozóico) é a era do éon Fanerozoico que está compreendida entre há 542 milhões e 251 milhões de anos, aproximadamente. ... O nome desta era tem origem no grego palaios (παλαιός), "velho" e zoe (ζωή), "vida", significando "vida antiga".
A era geológica Arqueozoica é caracterizada pela formação da crosta terrestre, em que surgiram os escudos cristalinos e as rochas magmáticas, nos quais encontramos as mais antigas formações de relevo. Esse período teve início a, aproximadamente, 4 bilhões de anos atrás.
período Cambriano
A sedimentação paleozoica foi essencialmente marinha. Com a saída definitiva dos mares interio- res da região amazônica durante o Permiano médio, o ambiente pas- sou a ser continental, sendo a re- gressão no sentido geral de Este para Oeste.
Nesse período, o planeta passa por um período de grande aquecimento global, o que levou a maior extinção em massa registrada na história do planeta, conhecida como “extinção do Permo-Triássico”, marcando o final da Era Paleozóica.
O Devoniano é conhecido como “Idade dos Peixes” pela grande diversidade e multiplicação dos peixes ósseos que desempenharam importante papel na evolução dos vertebrados (Fig. ... 1). Ao final do Devoniano, peixes de nadadeiras lobadas (sarcopterígeos) deram origem aos primeiros tetrápodes.
Período Carbonífero
A Era Mesozoica também é chamada de Idade dos Dinossauros e durou entre 241 milhões a 65 milhões de anos atrás. É dividida em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. É nesse período que ocorre a maior extinção na Terra, dizimando 95% de toda a vida marinha e 70% da vida útil no planeta.
período Triássico
Período Devoniano
c) Os seres humanos surgiram no período quaternário da era Cenozoica, quando os dinossauros já haviam sido extintos. ... e) Os dinossauros viveram na era Paleozoica e os seres humanos na era primária em diante, que são períodos geológicos distintos.
Isso porque os primeiros vertebrados a aparecer na Terra foram os peixes, há mais de 500 milhões de anos, no período Cambriano - eles são, em termos evolutivos, os ancestrais de todos os animais dotados de coluna vertebral, inclusive do ser humano.
O Homo sapiens surgiu na África Oriental há cerca de 300 mil anos, depois se espalhou para o leste do Mediterrâneo em torno de há 100 mil a 60 mil anos e pode ter chegado na China há 80 mil anos. Atualmente os seres humanos estão distribuídos em toda a Terra.
O Homo sapiens Suas origens ainda não estão totalmente explicadas. Uma das teorias afirma que os seres humanos modernos (Homo sapiens sapiens) evoluíram ao mesmo tempo a partir de populações primitivas da África, Ásia e Europa, misturando-se uns aos outros geneticamente.
A opinião dominante entre os cientistas sobre a origem dos humanos anatomicamente modernos é a "hipótese da origem única", que argumenta que o Homo sapiens surgiu na África e migrou para fora do continente em torno de há 50000 a 100000 anos, substituindo as populações de Homo erectus na Ásia e de Homo neanderthalensis ...
Os seres humanos desse período eram nômades, não se fixando por muito tempo em um mesmo lugar. Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e a busca de carcaças animais deixadas por outros carnívoros. ... Roupas criadas a partir de peles de animais também foram confeccionadas a partir desse período.
Homo Habilis – Considerado o primeiro representante do gênero Homo. Viveu há cerca de 2 milhões de anos, na África. Foi chamado de homo habilis, no sentido de habilidoso, por ter construído os primeiros instrumentos de pedra e madeira utilizados na prática da caça, incluindo assim a carne na sua alimentação.
Rocha localizada no Vale Twefelfontein, na Namíbia. Considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, esses registros foram feitos há 6 mil anos por membros da etnia San que habitava a região e que sobrevivia da caça e da coleta.
O Homo erectus evoluiu há cerca de dois milhões de anos - e foi a primeira espécie humana a caminhar erguida sobre os dois pés. As novas evidências indicam que ele viveu até pouco mais de 100 mil anos atrás, na Ilha de Java, na Indonésia, muito tempo depois de ter desaparecido de outros lugares.
Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus e se diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana. Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva.