Chamaremos de VERSOR ou VETOR UNITÁRIO, ao vetor cujo módulo seja igual à unidade, ou seja: | u | = u = 1. Vetor de módulo igual a zero, de direção e sentido indeterminados.
Versor trata-se de um vetor de módulo 1 (vetor unitário), com a direção de um dado vetor. Importância do Versor: ... Se conhecermos o sistema de coordenadas, um ponto P pode ser localizado no espaço pelas componentes de um vetor posição que vai da origem deste sistema de coordenadas ao referido ponto.
Versores são vetores de módulo unitário. Isso quer dizer que o tamanho, ou intensidade, deles é 1: Eles são muito úteis, por exemplo, se você quiser um vetor ⃗ com tamanho 3 e que tenha mesma direção e sentido que o versor ̂(usa-se o chapéu no lugar da seta para indicar versor).
Para normalizar um vetor, portanto, tomamos um vetor de um comprimento qualquer e, mantendo-o apontado à mesma direção, mudamos seu comprimento a 1, tornando-o o que se define como vetor unitário.
Vetor unitário é o que tem o módulo igual a 1. Para construir um vetor unitário u que tenha a mesma direção e sentido que um outro vetor v, basta dividir o vetor v pelo seu módulo, isto é: Observação: Para construir um vetor u paralelo a um vetor v, basta tomar u=cv, onde c é um escalar não nulo.
As direções de um vetor podem ser definidas com base no sistema de coordenadas escolhido, por exemplo. Usando-se o sistema cartesiano, as direções do espaço seriam x e y e um vetor poderia ser escrito como V = (x, y).
- módulo: o módulo do campo elétrico em um ponto P é dado pela equação acima. - direção: é a mesma da força elétrica . - sentido: é o mesmo da força elétrica se q > 0 e sentido contrário se q < 0. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade do campo elétrico é N/C (newton/coulomb).
Significado de Direção substantivo feminino Lado para onde alguém se dirige; rumo, sentido, caminho.
Por exemplo, na direção vertical, temos o sentido de baixo para cima, e o sentido de cima para baixo. Enquanto que, na direção horizontal, temos o sentido da direita para a esquerda, e da esquerda para a direita. ... 2: Representação dos dois sentidos possíveis para a direção diagonal mostrada na figura 1.
DIREÇÃO: o movimento pode ser feito para diversas direções no espaço: frente, trás, diagonal, esquerda, direita, etc. Essas direções são determinadas pelo espaço e tipo de dança.
A linha horizontal é uma linha reta que tem sua direção paralela ao horizonte, ou seja, uma linha deitada. Vertical é uma linha reta em pé, podendo ser de cima para baixo ou de baixo para cima.
Vertical - O sentido da linha pode ser considerada de baixo para cima ou de cima para baixo. ... Diagonal - O sentido diagonal ao ser observado com um ponto de referência de uma linha horizontal, seria uma reta inclinada, transversal, oblíquo.
Um triângulo não possui diagonais, pois, como só possui três vértices, não é possível unir dois vértices não consecutivos.
A diagonal do quadrado é um segmento de reta que liga dois dos vértices dessa figura geométrica e pode ser calculada pelo Teorema de Pitágoras.
Assim, para que o cálculo seja feito é necessário utilizar a seguinte fórmula: d2 = l2 + l2, aplicando quando o quadrado for divido em triângulo retângulo. A outra forma de calcular a diagonal do quadrado é pelo processo de racionalização, ou seja, a fórmula transforma o o denominador irracional em um número racional.
O triângulo possui zero diagonais, o quadrado, duas, o pentágono, cinco, e o hexágono, nove. Encontrar uma relação entre o número de diagonais de um polígono e seu número de lados não é tarefa fácil, já que ela parece não existir.