Após a primeira fase, que costuma, em algumas classificações, ser definida entre os anos de 1450 e 1850, consolidou-se a segunda fase da globalização, periodizada entre os anos de 1850 e 1950 ou até o término da Segunda Grande Guerra.
Os instrumentos que permitem um alto grau de integração na fase atual da globalização são, principalmente, as ferramentas de comunicação, como a internet e a telefonia. É válido notar que a fase atual está acelerada, uma vez que não há, como havia há 500 anos, a barreira espacial, segurando a transmissão de informação.
Umas das mais avançadas tecnologias são a Internet e o computador, que facilitou a comunicação entre pessoas de lugares distantes, uma maior informação da sua região ou do mundo, o grande acesso a comércios nacionais e internacionais, o trabalho de empresários, professores, que sem o cálculo rápido e a organização dos ...
Benefícios da Globalização Tecnológica A troca de conhecimento e a globalização tecnológica inclui ferramentas digitais decisivas para a obtenção de resultados mais rápidos e resultados promissores, mesmo em áreas tão distintas como a informática, a genética e a medicina.
A integração econômica e cultural entre os países, conhecida como Globalização, só foi possível a partir da criação e popularização de diversas tecnologias que adquiriram um papel fundamental tanto para o desenvolvimento da economia mundial quanto para a sociedade que se tornou cada vez mais dependente da tecnologia.
A tecnologia faz parte do desenvolvimento histórico-social e cultural de muitos, se não de todos os países. Grande é o valor dos avanços tecnológicos nas sociedades, mesmo sendo avanços muitas vezes “desnecessários”, ou seja, os quais poderíamos viver, e muito bem, sem eles. ...
A Global tecnologia atual há 16 anos no mercado de desenvolvimento e manutenção de software, especializada em desenvolver sistemas de internet e intranet.
Pode-se dizer que desde que os europeus chegaram ao que hoje é chamado de território brasileiro, o Brasil está inserido no processo de Globalização. Entretanto, o consenso é que somente a partir da década de 1990 que a Globalização passou a ter um maior impacto na economia brasileira.
Os elementos da globalização que podem ser observados no Brasil são a abertura de capital externo, incorporação de termos e práticas nacionais na cultura local, a implantação do Neoliberalismo (intervenção mínima do Estado), inserção de multinacionais.
As consequências do processo de globalização no mundo atual são a diminuição das barreiras globais, o maior fluxo de pessoas e migrações, intensificação do comércio internacional, compartilhamento de tecnologia e de informações.
Embora a globalização tenha aumentado radicalmente os rendimentos e o crescimento econômico nos países em desenvolvimento e baixado os preços ao consumidor nos países desenvolvidos, também altera o equilíbrio de poder entre países em desenvolvimento e desenvolvidos e afeta a cultura local de cada país.
Busca pelo máximo lucro e pela acumulação de riquezas O objetivo do capitalismo é a obtenção de lucros cada vez maiores e esses lucros são decorrentes do trabalho dos proletários nos meios de produção – fábricas, comércio, agricultura.