Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960.
Descreve uma situação em que uma doença infecciosa ameaça simultaneamente muitas pessoas pelo mundo. Não tem ligação com a gravidade da doença, mas pela abrangência geográfica.
Sim. Recomenda-se o isolamento da pessoa com novo coronavírus em quarto individual pelo risco de transmissão durante a noite. O mecanismo de transmissão é durante o contato e também por gotículas, podendo, em algumas situações, ocorrer por aerossol.
Endemia: se manifesta em uma região restrita; Epidemia: doença transmissível que ocorre em determinada região, mas se espalha para outras; Pandemia: é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se manifestar até em continentes diferentes.
O isolamento social pode resultar em diversas perturbações de ordem psíquica, aumentando a dificuldade para manter um trabalho ou mesmo sair para fazer compras:
Isolamento social é a ausência de contato entre pessoas seja ele direto ou indireto ocorrendo desde o século XX. ... As atitudes sociais são aquelas que envolvem preconceito religioso, sexual, racial, cultural entre outros e as atitudes individuais que são provocadas pela timidez e o próprio preconceito.
O ato de isolar-se também acarreta em uma série de consequências negativas para a saúde mental, como depressão, e física, como problemas cardiovasculares.
O primeiro caso no Brasil foi confirmado em São Paulo, no dia 24 de fevereiro, em um homem que tinha voltado de viagem à Itália. As primeiras medidas de isolamento social só foram adotadas no estado a partir de 16 de março, e a quarentena, com fechamento dos serviços não essenciais, em 24 de março.
Precaução padrão: higienize as mãos antes e após o contato com o paciente, use óculos, máscara cirúrgica e/ou avental quando houver risco de contato de sangue ou secreções, descarte adequadamente os pérfuro-cortantes.
Isolamento hospitalar – Precaução de contato São medidas aplicadas para a prevenção da transmissão de agentes infecciosos através de contato direto ou indireto com o paciente ou ambiente. Em hospital, usamos principalmente para pacientes colonizados por bactérias multi-resistentes.