O átomo é uma estrutura (composta por próton, nêutron, elétron, núcleo, níveis, subníveis e orbitais) que forma a matéria. Átomo é o nome dado ao formador da matéria (tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa). ... Elementos químicos, moléculas, substâncias e materiais orgânicos ou inorgânicos são formados por átomos.
Embora o significado original do termo átomo correspondesse a uma partícula que não pode ser dividida em partículas menores, no contexto científico contemporâneo o átomo é constituído por várias partículas subatómicas: o eletrão, o protão e o neutrão.
Resposta. O tamanho do átomo depende do raio atômico, o que é determinado basicamente através do tamanho da eletrosfera (nº de camadas), pois o tamanho(raio) do núcleo é desprezível em relação ao da eletrosfera.
Um átomo de hidrogênio tem um diâmetro de aproximadamente 1,06 x 10-10 m, como definido pelo diâmetro da nuvem esférica de elétrons ao redor do núcleo.
-Os problemas relacionados com a determinação do tamanho atômico são as quantificações, mensurações.
O raio atômico se refere ao tamanho do átomo. Quanto maior o número de níveis, maior será o tamanho do átomo. O átomo que possui o maior número de prótons exerce maior atração sobre seus elétrons.
Raio Atômico e Família A diferença entre um elemento e outro na mesma família na tabela periódica é o número de camadas eletrônicas. Logo, quanto maior o número de camadas, maior será o raio atômico. Nesse sentido, a leitura do raio atômico na família é feita de cima para baixo.
Isto acontece porque, à medida que aumenta o número de prótons (carga nuclear), aumenta também a atração sobre os elétrons. Assim, diminui-se o tamanho dos átomos. Podemos confirmar, então, que o raio atômico cresce da direita para a esquerda na Tabela Periódica.
Ao tempo que os prótons aumentam, o nível de atração colocada sobre os elétrons também aumentam. Assim, é menor o raio atômico ao mesmo tempo que a energia de ionização aumenta. Então, a energia de ionização periódica é feita ao inverso do raio atômico. O raio atômico é de cima para baixo, da direita para a esquerda.
O raio de um cátion será sempre menor do que o raio do seu átomo neutro. Já quando ele ganha elétrons o seu tamanho aumenta, pois aumenta também a repulsão dos elétrons da última camada. O número de elétrons nas eletrosferas passa a ser maior do que o número de prótons no interior do núcleo.
(Udesc) São chamados de íons isoeletrônicos os íons que apresentam o mesmo número de elétrons. Os íons O2–, F–1, Na+1 e Mg2+ são considerados isoeletrônicos. Com relação a esses íons, é correto afirmar: ... b) Em uma série de íons isoeletrônicos, quanto maior o número atômico, menor é o tamanho do átomo.
Assim, quanto maior o número atômico num mesmo período maior é a interação próton elétron, sendo assim tem maior raio.
O ânion , ânions tem maior raio.