Como mostrado, crescimento e desenvolvimento econômico são fundamentais para qualquer país, porém, são índices diferentes. Enquanto o crescimento econômico é voltado para produção, consumo e enriquecimento, o desenvolvimento está mais ligado a ideia de qualidade de vida, considerando diversos fatores.
desenvolvimento socioeconômico, político e cultural atrelado à preservação do meio ambiente. Sendo assim, as práticas capitalistas associadas ao consumo devem estar em equilíbrio com a sustentabilidade, visando aos avanços no campo social e econômico sem prejudicar a natureza.
As condições socioeconômicas da população da América central continental são baixas, isso fica muito claro pela diferença de IDH nas diferentes regiões da América.
Dentre todos, o menor é a América Central. Os países que integram essa porção do espaço americano têm suas economias fortemente ligadas à atividade primária, principalmente a agropecuária. ... A produção agrícola é destinada à exportação, tendo em vista que a maioria das culturas são tropicais.
Portanto, a indústria cultural brasileira ainda é bem ruim economicamente falando, já que muitos artistas não conseguem realizar ou impulsionar seus projetos por falta de recursos. Na questão social, a população brasileira não tem o costume de gastar dinheiro com o lazer relacionado ao cultural.
A indústria cultural como conceito surge através da análise de dois fenômenos: o efeito social do surgimento dos veículos de comunicação de massa, segundo Adorno e Horkheimer (1942), e das mídias físicas, processos mecânicos e a capacidade de reprodução de produtos culturais, segundo Benjamin (1936).
A disseminação dos produtos da Indústria Cultural é feita a partir dos meios de comunicação de massa: o cinema, o rádio, a televisão, jornais e revistas.
Resposta. Resposta: O conceito de Indústria Cultural surgiu no contexto da Escola de Frankfurt, uma vertente que estudou a teoria social e a filosofia. Ela recebeu esse nome por estar associada a filósofos do Instituto para Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt, localizado na Alemanha.
A Indústria Cultural surge em um cenário Capitalista, onde os grandes grupos de mídia e empresas da indústria audiovisual desejam lucrar com a fabricação de produtos voltados para o entretenimento da maioria da população.
O termo Indústria Cultural surgiu em resposta à concepção de que o uso das tecnologias na área cultural levaria as peças a uma quantidade maior de pessoas, democratizando o acesso à cultura.
O conceito de indústria cultural foi desenvolvido por Theodor Adorno e Max Horkheimer no final do século XIX e início do século XX. Os estudiosos analisaram os impactos dos avanços tecnológicos proporcionados pela Revolução Industrial e o capitalismo no mundo das artes.
Resposta. Resposta: A cultura de massa está diretamente ligada a forma que a indústria cultural veicula as informações para a população em todos os segmentos de entretenimento e consumo.
Este presente trabalho relata primeiramente o nascimento e desenvolvimento da indústria cultural brasileira em seu sentido integral, priorizando seu lado econômico, que se deu basicamente em 1930 com tentativas não tão bem sucedidas, mas que em 1960, com ajuda do governo militar (por interesses claros), se destacou e ...
Em outras palavras, a indústria cultural nada mais é do que a nova forma de fazer arte e cultura, utilizando as técnicas de produção capitalista. ... Com isso, diversas empresas ganharam a possibilidade de produzir capital e conquistar visibilidade econômica dentro do mercado, garantindo uma boa posição no novo sistema.
Resposta: Adorno e Horkheimer desenvolveram o conceito de indústria cultural para designar o modo com que os produtos culturais dos vários setores artísticos são racionalmente fabricados seguindo a lógica do dinheiro e como os meios de comunicação determinam seu consumo massivo.
Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. ... Um exemplo disso é a chamada Indústria cultural, termo criado por sociólogos no início do século XX, mas que se mantém atual.
O Capitalismo é um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro. ... Com a era da Globalização, o sistema capitalista tornou-se predominante em praticamente todo o mundo.
A desigualdade social se relaciona com o capitalismo, pois o rico tem que fazer o dinheiro circular, para o mesmo chegar a classe média e ser passado para a classe mais baixa, tendo assim uma hierarquia, o rico controla esse sistema, por isso muitos lutam pela "comunidade", onde todos teriam que ter os mesmos bens, ou ...
Nas cidades encontramos os maiores níveis de consumo e produção, que são marcas do capitalismo. ... Portanto, o capitalismo está diretamente relacionado as cidades, porque mesmo que no campo haja a presença do mesmo é em menor quantidade.
O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção.