A gangrena gasosa é uma infecção do tecido muscular com risco à vida causada principalmente pela bactéria anaeróbia Clostridium perfringens e por várias outras espécies de clostrídios. Pode-se desenvolver gangrena gasosa após certos tipos de cirurgia ou lesões.
Principais causas A síndrome de Fournier é causada por bactérias que fazem parte da microbiota genital que podem desenvolver-se no local e levar à morte das células devido à presença de toxinas.
Jean Alfred Fournier (12 de março de 1832 — Paris, 23 de dezembro de 1914) foi um médico dermatologista francês que se especializou no estudo de doenças venéreas. Sua principal contribuição para a ciência médica foi o estudo da sífilis congênita, de que ele forneceu uma descrição em 1883.
Todos nós conhecemos alguém assim! São pessoas que vivem na síndrome de Hardy (nome de um personagem de desenho dos anos 70/80 que só via o lado negativo das coisas). Para uma pessoa “Hardy”, nada o que aconteceu, está acontecendo ou vai acontecer foi ou é bom!! Seu prognóstico é sempre o pior!
A doença de Haff é uma doença rara que acontece de forma repentina e que é caracterizada pela ruptura das células musculares, o que leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como dor e rigidez muscular, dormência, falta de ar e urina preta, semelhante a café.
A síndrome de Founier, também conhecida como gangrena de Founier, fasceíte necrosante ou síndrome de Mellené, caracteriza-se por uma infecção aguda dos tecidos moles do períneo, com presença de celulite necrotizante secundária e bactérias anaeróbicas ou gram-negativas, ou ambas.
Gangrena é a morte de um tecido do corpo devido à insuficiência de irrigação sanguínea em uma determinada região ou à uma infecção bacteriana. A doença é mais comum nas extremidades do corpo, incluindo pés, dedos, braços e pernas, mas também pode ocorrer em músculos e órgãos internos.
Os sintomas mias comuns de gangrena incluem:
Quais são as causas da necrose ? A necrose pode ocorrer por conta de agentes físicos como ação mecânica, temperatura, efeitos magnéticos, radiação; agentes químicos, como tóxicos, drogas, álcool, etc. e agentes biológicos, como infecções virais, bacterianas, micóticas, parasitárias ou insuficiência circulatória.
Gangrena seca: Geralmente aparecem nos pés ou mãos e são causada por complicações do diabetes mellitus ou doença autoimune. Pode se tornar úmida quando se infecta com bactérias patogênicas. Gangrena úmida: Quase sempre associada por infecção bacteriana com pus. Pode ser causada por ferimento ou queimadura.
A gangrena é diferenciada da necrose (que também é a morte de uma célula ou de um tecido do corpo) porque ela sempre é causada pela falta de abastecimento de sangue naquela determinada região, sendo que a morte dos tecidos pode fazer com que aquele local passe por um processo de putrefação, enquanto o resto do corpo do ...
Necrose é um processo no qual ocorre por morte celular desordenada, causando morte de um tecido vivo ou parte dele, podendo ser reversível ( eliminando o seu fator causal) ou irreversível ( sem eliminação causal). Já a Gangrena é a morte do tecido por perda de suprimento sanguíneo e invasão bacteriana.
A forma seca ocorre quando há perdas de líquidos por evaporação, insuficiência de afluxo de líquidos nutrientes, ou quando os tecidos sofrem a ação de determinadas substâncias químicas. Os tecidos apresentam-se secos, duros, escuros e apergaminhados (como as múmias).
Tratar as necroses no caso de feridas crônicas Remover tecido necrótico para acelerar a cicatrização. Corte e Laceração Limpar e Proteger SF 0.
Feridas com tecido desvitalizado ou necrose e queimaduras de 3ºgrau. Modo de usar: lavar a ferida. Escolher o hidrocolóide, com diâmetro que ultrapasse a borda da ferida pelo menos 3 cm. Periodicidade de troca: a cada um a sete dias, dependendo da quantidade de exsudação.
O desbridamento é um método de extração de corpos estranhos e tecidos desvitalizados ou necróticos cujo objetivo é a limpeza, proporcionando as condições ideais para a cicatrização.
CONSIDERANDO o parecer técnico COREN-SP N.º 013/2005 que trata da realização de desbridamento pelo Enfermeiro e conclui: o enfermeiro poderá assumir o procedimento de desbridamento de lesões, exclusivamente dentro da equipe de enfermagem, seja ele mecânico, enzimático, autolítico e instrumental conservador, cuja ...
Auxiliam no desbridamento autolítico: hidrogel, alginato de cálcio, hidrocolóide e até filmes transparentes. O hidrogel é, na prática, o produto mais utilizado com bons resultados. O Alginato em fita ou placa é mais indicado quando se deseja controlar o exsudato.
Tratamento para escaras na pele. O tratamento para escara ou úlcera de decúbito, como é conhecida cientificamente, pode ser feito com laser, açúcar, pomada de papaína, fisioterapia ou óleo dersani, por exemplo, dependendo da profundidade da escara.