Mesmo esse povo e sua cultura não tendo nada em comum com o estilo gótico é sempre bom lembrar a origem do termo. Mas pode-se dizer que os góticos gostam da noite, da vida e também da morte, da literatura, da arte, da solidão, do ocultismo, do amor.
A Arte Gótica caracterizou-se pela arquitetura das catedrais católicas, irradiando-se para a escultura e para a pintura no final da Idade Média. ... O estilo gótico era contraposto ao estilo arquitetônico românico, anteriormente em voga nas construções medievais, principalmente em mosteiros e basílicas.
Principais características da arte gótica Religiosidade. Dinamismo. Elevações verticais. Iluminação natural.
Escultura Gótica À direita, O Cavaleiro, autoria desconhecida, cerca de 1235, na Catedral de Bamberg (Alemanha). Também era comum a presença de esculturas de monstros ou figuras humanas nos telhados das igrejas góticas, a fim de escoar as águas pluviais. Essas representações são intituladas gárgulas.
Resposta. A igreja é foi muito usada para representar a arte gótica. Mesmo em pleno século XX algumas igrejas foram construídas com as mesmas linhas. ... A catedral de São Paulo é um exemplo do neo-gótico.
Assim, os vitrais, ao iluminarem as igrejas, também reafirmavam um novo período da história medieval. Os vitrais dão cor e vivacidade às janelas das catedrais góticas medievais. Saiba mais sobre a Arte Gótica e suas principais características.
Os vitrais tinham por objetivo ilustrar as cenas bíblicas, contando as histórias por meio de figuras num tempo em que uma pouquíssima parcela da população sabia ler. Os vitrais, portanto, eram essenciais para guiar o povo de acordo com os ensinamentos religiosos através das figuras ilustrativas.
A pintura gótica teve início na Itália. Só em fins do século XII o estilo gótico apareceu em pinturas e painéis de Florença e Siena. Ele demonstrava mais realismo do que o encontrado na arte românica e na arte bizantina, caracterizando uma fuga da chamada maniera greca, que dominava a Itália, para um estilo mais real.
Resposta. A arte gótica ou estilo gótico caracterizou pela a arquitetura das catedrais católicas,irradiando-se para a escultura e para a pintura no final da Idade Média. A arte gótica é considerada como um estilo arquitetônico. É considerada como uma expressão do triunfo da Igreja Católica.
Inicialmente essas esculturas apresentavam um aspecto estilizado,onde apenas os rostos das figuras parecem humanos e naturais. Os túmulos esculpidos tornaram-se numerosos nessa época. A princípio, os escultores só decoravam os túmulos dos reis e de grandes personalidades.
Ao contrário da arte românica que se origina de uma multiplicidade de centros, o gótico tem uma única fonte de irradiação: o norte da França.
Os principais elementos da arquitetura gótica são: Arcos: arcos de volta quebrada ou os arcos de ogiva eram os mais empregados nas construções góticas. Frequentemente eram decorados com algumas esculturas. Arcadas: representam uma sequência de arcos sustentados por colunas e geralmente eram encontrados nos claustros.
Isso fez com que as paredes laterais não tivessem mais a função de sustentar as abóbadas e, assim,o edifício gótico pôde abusar do emprego das grandes aberturas. Como é chamado este importante elemento arquitetônico? Arcobotante.
Aliás, a arquitetura gótica é também conhecida por “a arte das catedrais”. Isso porque, nesse período, as obras mais conhecidas e grandiosas eram essas. Exemplos marcantes da arquitetura gótica são a Notre Dame, em Paris, França e a Duomo di Milano, em Milão, na Itália.
Como todo movimento o período Gótico tem na arquitetura um de seus grandes representantes. Bem diferente dos edifícios baixos e pesados, a arquitetura gótica é esbelta e muito alta. Os prédios passam a ser decorados com inspiração na Antiguidade Clássica. Os capitéis e colunas marcam este período.
Como todo movimento o período Gótico tem na arquitetura um de seus grandes representantes. Analise e julgue os itens a baixo marcando a ÚNICA alternativa CORRETA sobre a arquitetura gótica. Resposta: ( X ) Bem diferente dos edifícios baixos e pesados, a arquitetura gótica é esbelta e muito alta.
Arquitetura Românica Diversas igrejas, mosteiros, conventos e catedrais foram construídas nesse estilo. ... Além disso, as planta das construções românicas tinham formato de cruz e eram construções sólidas feitas em pedra. Apresentavam ainda poucas janelas e aberturas e tinham geralmente uma porta principal, a de entrada.