Logo, uma das melhores formas de colocar a cooperação em prática é associando-se a uma cooperativa. Só que, além disso, você também pode ser cooperativo com atitudes simples do dia a dia. São pequenos gestos e escolhas que podem fazer toda a diferença.
Resposta. A cooperação é importante para a sociedade porque é através de sua prática que se fortalece o inter-relacionamento pessoal e profissional. Quem coopera, pratica a igualdade de objetivos e metas, ajuda-se mutuamente e se fortalece como um todo.
A relação entre competir e cooperar dá-se através dos ambiente de convívio humano, principalmente onde existem pessoas e equipes focadas num mesmo objetivo. Embora muito se fale sobre a cooperação e a competição serem antagônicas, elas podem não ser.
O importante é competir, disse o Barão de Coubertain. Eu digo que o importante mesmo é SER COMPETITIVO. Dizem que o importante é competir e não ganhar, mais o sabor da vitória é muito mais gostoso!
A competição deve ocorrer sempre como um incentivo ao crescimento do grupo como um todo, tendo como objetivo principal a obtenção de características como organização, superação e até mesmo o "fracasso" como forma de aprendizado.
A cooperação ou colaboração é a tarefa de ajudar e servir, de uma maneira desinteressada aos demais. Para que as crianças sejam pessoas colaboradoras e cooperantes é necessário que desenvolvamos nelas um espírito generoso, solidário e altruísta. Seguem alguns conselhos de como conseguir que as crianças colaborem.
Antes de colocar em prática o trabalho cooperativo, é importante fazer dinâmicas de grupo. Ou seja, pequenos trabalhos ou atividades nos quais os estudantes tenham que realizar um trabalho em equipe. Dessa forma, eles irão se acostumar a cooperar e começarão a desenvolver a consciência de grupo.
Em um jogo competitivo, o que mais importa é vencer o oponente e conquistar a vitória, um objetivo que não poderá se compartilhado com os demais derrotados ou eliminados.
Os jogos cooperativos são as dinâmicas de grupo que promovem, como o nome diz, a cooperação, o espírito de equipe e a ajuda mútua entre os integrantes dos times. O intuito é ajudar a criar cultura de parceria, em que as pessoas não participam para ganhar, mas sim por todo o processo que leva à meta comum.
Os jogos competitivos abordam vários tipos de categorias, estimulando diferentes habilidades e que impulsionem o raciocínio. O foco é que todos trabalhem por um objetivo em comum! Jogos intelectuais, que utilizam reflexos rápidos, estratégicos e de raciocínio lógico são exemplos de jogos competitivos.
Jogos Competitivos tem a finalidade de estimular a competição entre os participantes. Porém, a competição deve ser saudável, educativa, para ensinar que perder ou ganhar não é o que importa, mas sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum. ... Exemplos: jogos de cartas, xadrez, corrida.
Exemplos de jogos competitivos
Fair Play o próprio nome já diz "Jogo Limpo". Esse conceito estar relacionado a ética no meio do esporte. É muito importante uma pessoa participar , sendo que todos os participantes devem procurar jogar de forma justa, sem trapaças e principalmente sem prejudicar o adversário de forma proposital.
Fair play é um comportamento voluntário de respeito mútuo e de espírito de justiça que precisa ser adotado por todos os atletas antes, durante e após as competições esportivas, para que estas se desenvolvam com um clima amistoso, estabelecendo, portanto, um controle que as regras por si só não conseguiriam condicionar.
O significado da palavra FAIRPLAY é jogo justo ou jogar limpo, ter espírito esportivo. Hoje em dia, o Fair Play é empregado em todos os setores da sociedade e toma o significado de trabalhar ou apresentar conduta de acordo com os padrões éticos, sociais e morais.
O fair play não está na regra do futebol. É apenas um acordo implícito, uma lei de conduta surgida de um pacto de esportividade. Por exemplo: se um colega de profissão se machuca, é preciso atendê-lo imediatamente. Para isso, quem estiver com a bola deve colocá-la fora de jogo naquele mesmo instante.
Mas e falar da ética no futebol? ... Entende-se por ética quaisquer regras que são dadas de modo normativo. Ou seja, existem normas de conduta que uma pessoa deve seguir, que variam de sociedade para sociedade, e que ao agir de acordo com essas normas, fazem com que essa pessoa aja de modo ético.