Principais cuidados com produtos químicos de limpeza
Para fazer o descarte de produtos de limpeza apropriado, espere o frasco estar vazio, lave-o para remover os restos de resíduos do produto e seque-o. Se houver, retire a embalagem externa e deposite-a no local apropriado da coleta seletiva.
Nada de deixar o balde de cloro aberto ao lado da piscina enquanto você adiciona a dosagem medida à piscina. Com o término do produto, seja cloro ou qualquer outro auxiliar, é aconselhável enxaguar e retirar todo o resíduo da embalagem antes de descartá-la.
Nas embalagens modernas, os mais utilizados são o alumínio, o aço inox e a folha de flandres (um composto de ferro e estanho). Suas vantagens estão na facilidade de moldagem em vários formatos e tamanhos, na resistência a grandes empilhamentos e na proteção oferecida ao conteúdo.
Mesmo com restos de tinta seca, encaminhe as latas vazias para: - Uma Área de Transbordo e Triagem (ATT) autorizada pela prefeitura - Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) - Cooperativas de catadores de materiais recicláveis - Sucateiros legalizados.
Os rejeitos de usinas nucleares são colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo que varia de 50 a 300 anos. No Brasil, este tipo de descarte é realizado nas mineradoras e em institutos energéticos.
O destino mais comum para tratamento do lixo hospitalar é a incineração. Isso também influencia na separação dos tipos de resíduos, pois normalmente o custo para a incineração de lixo hospitalar é baseado no peso do material. Empresas são terceirizadas para cuidar dos resíduos.
Gerenciamento do lixo hospitalar
O material deve ser descartado em coletor adequado, no local em que é gerado, logo após o uso. Nunca descartar objetos perfurocortantes no lixo comum ou no lixo reciclável. Nunca jogar o material no vaso sanitário. Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte.
A Prefeitura Municipal de Porto Alegre disponibiliza, por meio dos postos de saúde da rede municipal, o recebimento dos resíduos gerados na auto-aplicação. Portanto, deposite o material utilizado em recipientes de plástico com paredes rígidas e leve à Unidade Básica e Saúde próxima de sua casa.
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...