Ao longo da expansão do povo asteca, a agricultura foi se tornando a sua principal atividade econômica. Mesmo habitando uma região com terrenos alagados, desenvolveram técnicas agrícolas que superavam as limitações naturais da região. Uma interessante técnica agrícola desenvolveu-se com a construção das chinampas.
O maior grupo da sociedade maia eram os camponeses, responsáveis pela agricultura e pela produção de alimentos. Havia ainda uma nobreza, responsável por cargos relacionados à administração das cidades-estado e pelo sacerdócio religioso. Por fim, havia o rei, chamado de ajaw, que era autoridade máxima de cada cidade.
A maior parte das grandes cidades maias "caiu" entre 850 e 925 d.C., algo que coincidiu com quase um século de seca. Essa correlação não é suficiente para encerrar o mistério por si só, mas leva especialistas a desconfiar do clima como um dos principais causadores do declínio maia.
Entre os anos 850 e 925, que coincide com o período de seca, ruiu a maior parte das cidades maias localizadas na região sul, no atual território da Guatemala e Belize. ... Assim, enquanto a primeira seca teria acabado com a civilização maia do sul, a segunda pode ter causado o desaparecimento dos maias do norte.
Reservatórios de água e sistemas de abastecimento foram a principal causa do desaparecimento das cidades maias, revelam os autores de um artigo publicado na revista científica americana Water Resources Research.
Resposta: Eram povos indígenas do período pré-colombiano. Eles estavam localizados em território mexicano e no sul da América do Norte. Na Guatemala, em Honduras e na Península de Yucatán de hoje, esses povos influenciaram os maias por meio da religião, cultura, língua e hábitos tradicionais.
Resposta: Os Maias se diferenciavam politicamente dos Incas e Astecas porque os dois povos indígenas eram um povo que se concentrava na guerra ou seja um "povo guerreiro", já os Maias se concentravam politicamente no ensino religioso.
São diferenças entre os Maias e os Astecas e Incas o fato dos Maias não terem constituído um Império, e sim apenas relações entre as suas Cidades-Estado e as regiões ocupadas por outros povos. ... Uma terceira diferença é o sistema de escrita: os Astecas e os Maias possuíam um, enquanto que os Incas não.
Por intermédio dos estudos acerca das grandes civilizações passadas, pode-se desenvolver teorias e pesquisas mais profundas acerca do processo de formação das cidades, das comunidades e de demais elementos, como por exemplo, compreender aspectos políticos e sociais em geral.
Eles marcaram muito a história do local onde viviam, eles deram início a uma sociedade moderna. Entre todos os povos que habitavam as Américas o maias, astecas e incas destacaram-se por conta das suas técnicas inovadoras de plantio, etc.
Os astecas e os maias desenvolveram seus respectivos centros urbanos na região conhecida como Mesoamérica, situada na América Central, entre o sul do México e a Guatemala. Já a civilização inca estabeleceu-se ao longo da linha dos Andes, na América do Sul, região que compreende os atuais Chile, Equador e Peru.