Interacionismo é a interação entre o indivíduo e a cultura, onde, para "Vygotsky", é fundamental que o indivíduo se insira em determinado meio cultural para que aconteçam mudanças no seu desenvolvimento.
Significado de Interacionismo substantivo masculino [Filosofia] Doutrina que busca compreender o indivíduo e a sociedade como frutos de suas interações. ... Interação + ismo.
A abordagem sócio - interacionista concebe a aprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação com o outro. A aprendizagem acontece por meio da internalização, a partir de um processo anterior, de troca, que possui uma dimensão coletiva.
Os interacionistas acreditam numa complexa combinação de influências que podem favorecer o processo de aprendizagem. O ser humano não é compreendido como ser passivo, mas, ao contrário, assume um papel ativo, utilizando-se dos objetos e de suas significações para conhecer, aprender e consecutivamente, se desenvolver.
A teoria piagetiana de aquisição da linguagem ressalta que todo ser humano passa a desenvolver suas habilidades a partir da interação, e o ambiente é o principal impulso para desenvolver o conhecimento da criança. Afirmando assim que a aprendizagem acontece através do que ela aprecia ao seu redor.
No modelo teórico defendido por Chomsky, ao adquirir a linguagem a criança descobre a gramática da língua a que é exposta. O processo de aquisição espelha a descoberta da criança das regras da gramática generativa.
Inglês
A aquisição da linguagem é o processo pelo qual a criança aprende sua língua materna. ... Um indivíduo que fica isolado da sociedade e aprende a linguagem tardiamente, tem uma percepção mais aguçada da realidade, suas ideias não se limitam a símbolos ou abstrações, como palavras ou ideias que distorcem os conceitos.
As produções linguísticas deste tipo, e também de outros tipos, adquirem valor se realizadas no contexto social e cultural apropriado. As regras que governam a produção apropriada dos atos de linguagem levam em conta as relações sociais entre o falante e o ouvinte.
A linguagem padrão, imposta pela classe dominante, é importante para facilitar o processo de comunicação das pessoas de um mesmo país, porém, de diferentes regiões.No Brasil [vírgula] falamos português brasileiro, contudo, nota-se algumas diferenças no modo como um cearense fala comparado a um carioca.
O desenvolvimento da linguagem se divide em dois estádios: pré – lingüístico, quando o bebê usa de modo comunicativo os sons, sem palavras ou gramática; e o lingüístico, quando usa palavras. No estádio pré – lingüístico a criança, de princípio, usa o choro para se comunicar, podendo ser rica em expressão emocional.
Uma vez que a criança encontrando-se no processo de aquisição da linguagem verbal, a comunicação será um ponto fundamental para o aumento de vocabulário e, certamente, com as vivências e experiências desafiadoras da escola, o seu desenvolvimento intelectual será antecipado qualitativamente.
49). Pode-se dizer que é com o advento da imprensa e da escrita mecânica que a escrita separa-se da palavra falada, deslocando-se do território do som e do tempo para o do olho e do espaço. O texto ganha autonomia em relação à palavra falada e o escrito passa a significar mais do que simplesmente a escrita.
Podemos observar quatro áreas no desenvolvimento de uma criança, as quais são: a física, a cognitiva, a emocional e a social. Essas áreas necessitam estar sintonizadas e precisam se desenvolver na mesma proporção.