Em botânica, chama-se rizoma a um tipo de caule que cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo, mas podendo também ter porções aéreas. O caule da espada-de-são-jorge, do lírio-da-paz e da bananeira são totalmente subterrâneos.
Formados por caule e folhas modificadas, o caule tipo bulbo é geralmente redondo, sendo que na sua parte inferior há raízes; e na posterior, folhas com reservas nutritivas. Alguns caules tipo bulbo são muito utilizados na alimentação humana, como o alho e a cebola.
Caule herbáceo – geralmente verdes e flexiveis, caracterizam as ervas; Caule sublenhoso – são lignificados apenas na parte mais elha, junto à raiz e ocorrem em muitos arbustos e ervas; Caule lenhoso – amplamente lignificado, rígidos e, em geral, deporte avantajado, formam, por exemplo, os troncos das árvores.
Nó: local de inserção das folhas ao caule, onde também está presente a gema lateral.
Os caules são estruturas aéreas da planta que crescem perpendiculares ao solo e são responsáveis por sustentar seus órgãos e fazer a condução da seiva. Se examinarmos o corte transversal de um caule primário, teremos as seguintes camadas: epiderme, córtex e sistema vascular. ... A camada mais externa é a epiderme.
É o modo de inserção das folhas ao longo dos ramos.
são folhas incompletas exemplo na folha da laranja faltou pcíolo.
Gramíneas
cariopse
Com possibilidade de plantio durante todo o ano e um alto valor nutritivo, o milho doce é um dos mais consumidos pelo homem.