Recuperação Paralela: É realizada no final de cada semestre onde o aluno recebe junto com o boletim um plano de estudo para ser realizado em julho e depois em dezembro com um plano de estudo anual.
Cipriano Luckesi, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sugere a seguinte abordagem: "Se, ao verificar quem aprendeu o quê, você percebe que um ou mais estão com dificuldade, é preciso repensar as estratégias e materiais para eles". Ou seja, para quem acredita que ninguém vai ficar para trás, a única saída é fazer a tal recuperação sempre.
Informamos que a prova de recuperação somente é aplicada aos alunos que tenham realizado a prova de 1ª ou 2ª chamada e obtido conceito insuficiente na mesma. Desta forma, a solicitação para realização da prova de recuperação fica indeferida.
Entretanto, quando um aluno ouve “recuperação escolar” ele normalmente pensa naquele período perto do fim das aulas em que ele é obrigado a ir à escola, o que faz com que os estudantes vejam a recuperação escolar como uma punição.
Há diversas estratégias que a escola pode colocar em prática para ampliar os resultados da recuperação contínua:
A Resolução SEESP 34/2000 alerta para a necessidade de um planejamento cuidadoso por parte da escola para atender os alunos com dificuldades de aprendizagem. A Resolução SEESP 42/2004 determinou que ela deverá ocorrer compreendendo os seguintes intervalos: no primeiro semestre, a partir da 1ª quinzena de março até o final de junho e no segundo semestre a partir da 2ª quinzena de agosto até o final da 1ª quinzena de dezembro.
O interessante é que o professor consegue distribuir os exercícios de forma personalizada, ele pode separar os mais fáceis para quem estava com mais dificuldade, por exemplo.
Além disso, o ambiente é individual, permitindo que o aluno não sinta a pressão da presença de outros, como no caso de uma monitoria presencial ou de tirar a dúvida em sala de aula.
Quando a recuperação imediata ou contínua não produzem os efeitos desejados, outros recursos precisam ser utilizados. O modelo de recuperação da escola deve proporcionar a maior quantidade de situações que facilitem uma intervenção educativa oportuna e que seja, ao mesmo tempo, o mais integrador e adequado a todo o alunado.”
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) através do seu Art.24, obriga os estabelecimentos de ensino a implantarem períodos de recuperação de estudos para os alunos de menor rendimento. Tal obrigatoriedade é reforçada pela Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010 do Conselho Nacional de Educação.
Depreende-se então, que se o intuito é recuperar, é de vital importância que isso ocorra o mais rápido possível, cabendo ao professor identificar as dificuldades específicas do aluno, refletir sobre o que causou o não aprendizado e buscar novas estratégias didáticas para rever o conteúdo não assimilado.
Por exemplo, o professor percebe que os estudantes tiveram dificuldades em entender um determinado conteúdo e ele percebe isso através das muitas dúvidas que os alunos fizeram em aula e da dificuldade para execução de um exercício.
A Recuperação escolar é um programa de aulas extras para os alunos recuperarem suas notas escolares, quando tiraram notas inferiores à média escolar em determinada disciplina. Os estudantes realizam a recuperação para poderem atingir a média ou acima da média para serem aprovados de ano.
O que diz a lei? Diz que o aluno tem obrigação de frequentar 75% , então, ele pode faltar 25% do total da carga horária. Se a escola tiver 1.000 horas, o aluno poderá faltar 250 horas, o que dá mais ou menos 50 dias letivos. 1 dia letivo = 5 horas/aula ou dependendo escola pode ser 6 horas/aula ou mais.
Art. 53. Será considerado promovido para o ano seguinte ou concluinte de curso o aluno que obtiver média anual igual ou superior a 6,0 (seis) em todos os componentes curriculares, desde que a nota do 4º bimestre seja igual ou superior a 6,0 (seis) e a média do 2º semestre seja igual ou superior a 12,0 (doze). Art.
A maioria das instituições diz que o aluno deve comparecer em 75% das aulas. Ou seja, a porcentagem de falta deve ser até 25%. Então, se uma matéria tem 60 horas, você só pode faltar 15 horas.
A recuperação destina-se ao aluno que apresenta dificuldades e tem como objetivo corrigir deficiências na aprendizagem dos conteúdos ministrados. Ela é paralela e deve acontecer no momento em que a dificuldade se apresentar. Objetivando a melhoria do aproveitamento dos estudantes com
Esse modelo pode ser usado como uma estratégia de recuperação contínua, incorporando uma estação que se concentre especificamente nos alunos que estão com dificuldades em um determinado conceito ou habilidade.
Uma vez identificados os alunos que precisam participar da recuperação escolar, a escola deve definir quais estratégias serão utilizadas para auxiliá-los em sua aprendizagem. Isso pode incluir aulas de reforço, atividades complementares, aulas de recuperação, entre outras possibilidades.
Os conteúdos abordados em provas de 2ª chamada correspondem aos cumulativos de cada disciplina por período, assim como ocorre na etapa de Avaliação. ... A nota alcançada substituirá a que estiver em aberto (Verificação, Avaliação ou somatório de ambas).
O trabalho de recuperação dos alunos deve apresentar-se diverso daquele oferecido pelo professor da classe regular, pois se o aluno não aprendeu com a metodologia do professor regular não é pedagogicamente correto que se repita o mesmo procedimento pelo professor do reforço.
A Recuperação escolar é um programa de aulas extras para os alunos recuperarem suas notas escolares, quando tiraram notas inferiores à média escolar em determinada disciplina. ... Segundo alguns especialistas, é um instante de estudo específico para estudar apenas as disciplinas que foram de difícil compreensão.
7 dicas infalíveis para você não ficar de recuperação escolar
Se esse é o seu caso, siga estas dicas para aproveitar o tempo ao máximo no final de ano letivo.
É difícil ficar de recuperação, a gente sabe.
Você vai somar todas médias e dividir por 4. Depois é só ver quantos pontos falta para chegar até 28 (se a média na sua escola for 7), ou 24 (se a média for 6). Somando essas médias dá 25. Se a média da escola for 7, o aluno irá pra recuperação precisando de 3 pontos, se a média for 6, o aluno terá passado.
10 – 3,8 = 6,2 → Nota necessária na Recuperação Final. Dessa maneira, considera-se promovido, após os estudos de recuperação final o aluno que obtém uma nota que, somada à média anual dos bimestres e dividida por 2 (dois), seja igual ou superior a 5.
Resposta. Resposta: voce pode ficar ate 3 materias, voce faz as provas para passar se nao conseguir boa nota na prova, voce pode passar devendo as 3 materias, caso passe de 3 voce ira fazer as provas se nao passar e bomba ou repetente se passar vai pro proximo ano.
Supondo que o aluno tivesse as seguintes notas nos quatro bimestres: sete (7), oito (8), cinco e meio (5,5), sete e meio (7,5), ao final do ano a sua média final seria a nota sete (7).
Espaço amplo e acolhedor com ótima estrutura. Professores cápacitados e prestativos, localização privilegiada para a população. Ótimo custo beneficio. Uniasselvi ainda ajuda você a encontrar o estágio e até mesmo aquele emprego que você tanto sonha!
Basta acessar o site da universidade e clicar em "Ambiente Virtual", localizado no canto superior da página inicial. Ao entrar no AVA, o estudante deve escolher a opção "Acadêmico" e informar login e senha cadastrados.
Caso desejar solicitar a nova carteira de estudante, no formato impresso, você deverá acessar o site da Associação Brasileira dos Estudantes (ABE), solicitar e pagar o boleto no valor de R$ 40,00. De acordo com seus dados pessoais, a carteirinha chegará em sua residência. Atenciosamente, Relacionamento com o Aluno.
No AVA, clicar em: Acadêmico > Produção Acadêmica > Incluir > Selecionar Semestre (2020/1) > Selecione a Disciplina de Estágio > Título (coloque a palavra Paper entre parênteses, seguida do título do trabalho.
Após o aceite na Rematrícula antecipada você poderá solicitar a exclusão de disciplina “recomendada” ou “possível para cursar” por meio de abertura de protocolo, no caminho: Atendimento > Solicitações Acadêmicas > Análise para ajuste de disciplina regular.
Em síntese, a disciplina de Seminário Interdisciplinar tem como objetivo permitir que os acadêmicos realizem um trabalho que incorpore os conteúdos de todas as disciplinas estudadas em cada semestre, de forma a estabelecer um diálogo entre as áreas do conhecimento trabalhadas e promover a interação entre a teoria e a ...
O seminário é um gênero oral que serve para apresentar um conteúdo a determinado público, utilizando, se necessário, recursos audiovisuais e outros, com intuito de qualificar a apresentação. Ele serve para diferentes situações, como trabalhos escolares, divulgação de relatórios ou defesa de projetos.
Significado de Paper Ensaio, artigo ou dissertação, publicado num jornal ou periódico especializado, geralmente em anais de congresso ou de outros eventos acadêmicos, que demonstra claramente o assunto analisado. Etimologia (origem da palavra paper). Do inglês paper, papel.