O que é herpes labial A herpes é uma doença viral que se manifesta através de pequenas bolhas agrupadas na pele ou na genitália. Quando é ocasionada pelo vírus herpes simplex 1 (HSV-1), surge nos lábios. Qualquer indivíduo, de todas as idades, está sujeito ao contágio.
Para curar a herpes labial mais rapidamente, diminuir a dor, o desconforto e o risco de contaminar outras pessoas, pode-se aplicar uma pomada anti-viral, a cada 2 horas logo que os sintomas de coceira, dor ou bolhas começarem a surgir.
Além da exposição excessiva ao sol, situações de estresse e noites mal dormidas também podem desencadear crises de herpes labial quando o paciente menos esperar. "Depois de contrair o vírus, não dá mais para se livrar e ele vai aparecer em situações de baixa imunidade", explica Maria Fernanda.
Existem duas variações dele, mas quem costuma infernizar a boca é o tipo 1. A ideia por trás da fórmula desenvolvida pelo Aché é cortar o combustível que faz o vírus pipocar. O princípio ativo é o cloridrato de lisina, que freia um estímulo à multiplicação do vírus dentro das células.
Pomadas recomendadas para Herpes Labial
As pomadas e cremes mais usados para tratar o herpes labial são:
7 Remédios caseiros para a herpes
Cristina Abdalla – Geralmente, a crise de herpes dura de 7 a 10 dias. Horas ou um dia antes do aparecimento das vesículas na pele, algumas pessoas pressentem a crise pelos sintomas desagradáveis de ardor, queimação ou coceira no local afetado, porque o vírus está replicando e caminhando pelo nervo.
Tratamento natural para boqueira Para ajudar a curar a boqueira é aconselhado comer alimentos cicatrizantes, como iogurte ou tomar o suco de laranja com canudinho porque facilitam a formação do tecido que ajuda a fechar as feridas no canto da boca.
Boca ressecada? Confira 4 truques para acabar com o problema de lábios descascando
Como hidratar os lábios?
Mel + vaselina Um colher de chá de pasta de mel com uma colher de chá de vaselina é o suficiente para formar uma mistura encorpada e extremamente hidratante. Aplique o remédio nos lábios ressecados e deixe por 15 minutos. Depois remova o excesso com algodão embebido em água morna. Repita o processo durante uma semana.
Como cuidar dos lábios ressecados?
As causas dos lábios ressecados podem ser consequências de desidratação, queimadura solar, tempo frio ou clima seco. As reações alérgicas a batons, cremes dentais, alimentos ou bebidas podem também tornar os lábios duros e secos, especialmente o inferior.
Saliva resseca os lábios “A saliva possui um pH ácido e, por isso, passar a língua nos lábios constantemente pode causar uma assadura - ou o que chamamos de dermatite perioral que é muito comum em crianças”, diz Vanessa.
Para uma esfoliação intensa, faça uma mistura de açúcar com algumas gotas de azeite até obter uma textura pastosa. Esfregue nos lábios com o próprio dedo, fazendo movimentos circulares suaves. Deixe agir por alguns minutos e enxague. Seque com uma tolha e finalize com um lip balm.
O esfoliante labial pode ser usado a qualquer hora do dia, no entanto, é recomendável não dormir com ele. Para usá-lo, siga as etapas a seguir: Com água morna, limpe a área onde o produto será aplicado. Aplique o esfoliante de maneira generosa, fazendo o possível para cobrir toda a região a qual você deseja esfoliar.
Pois então, antes de aplicar a cor na boca, experimente usar a escova de dente para massagear os lábios em movimentos circulares! Esse processo é capaz de esfoliar a região e promover maior circulação na área, deixando a boca rosadinha e bem destacada.
Para fazer, é simples: misture mel e açúcar cristalizado. "Além de esfoliar, a misturinha hidrata os lábios. É só apostar nos movimentos delicados e circulares", diz Telma. "Tire o esfoliante em seguida.
Se, além disso, quisermos que os lábios estejam muito mais hidratados temos que aplicar pasta de dente no lado dos lábios que esteja mais desidratado, para depois de alguns minutos ver como os resultados são excelentes.