A máscara é um pedaço de papelão ou pano é usado para cobrir o rosto e não ser reconhecido ou não proteger -los de danos ou perigo iminente, como uma máscara de um policial ou um bombeiro que está por para intervir em um incndio e não sofrer as consequências da inalação de monóxido de carbono.
A máscara é um elemento amplamente usado por seres humanos desde os tempos antigos e tem servido tanto para fins cerimoniais e práticos, gregos, egípcios e até mesmo os romanos usaram nos famosos festivais dionisíacos em performances de palco e da Lupercalia e Saturnalia.
Na Grécia antiga, atores de teatro usavam máscaras, inicialmente, que uma abertura na boca através da qual veio o som de forma amplificada. Como resultado deste uso original no teatro é que as máscaras são usadas hoje como um símbolo do teatro, na verdade dois, um com uma cara triste e outro com alegria.
Mais tarde, na Idade Média, também eles foram usados em festas religiosas e algumas competições para aqueles senhores que queriam para preservar a sua identidade. E desde aquela época até hoje, a máscara tem mantido a sua popularidade entre os seres humanos, ainda mais, a sua utilização tem proliferado e diversificou enormemente com o passar do tempo.
O uso cerimonial da máscara para participar de rituais ou encontros religiosos são realizadas em várias culturas, mas foi executado juntou uso em entretenimento, como no caso de festas de aniversário, casamentos, festas e outros eventos destinados a diversão e a celebração, bem como proteção para o rosto depois de verificar com o desempenho de determinados postos de trabalho que, como resultado do uso de ferramentas perigosas devem proteger o seu rosto caso ocorra alguma avaria ou se a manipulação falha mecânica.
Ao nível do entretenimento, máscaras, geralmente a grande atração de muitos festivais, onde eles são necessários como parte da diversão. A caso, é que existem projetos muito sofisticados e fascinantes que são comercializados apenas para mostrar-se a estes acontecimentos, que só podem exigir a máscara sem ter que ir a um traje, isto é, não é necessário para acompanhar o rosto ocultação hoje em um terno, mas o oposto acontece, a pessoa está vestida com um vestido ou roupa para uma festa e atual só pediu para tirar uma máscara excepcional e fantástica para esconder sua identidade.
Por sua parte, o carnaval também é comum o uso de máscaras. Especialmente casos de celebridades, realizada na cidade italiana de Veneza.
E em alguns esportes, como o wrestling, que tem proliferado o uso de máscaras pelos combatentes, a fim de imprimir nas personagens que interpretam uma aura de mistério.
Além disso, um outro uso do termo é para se referir a desculpar ou dissimulação dada situação que causa embaraço ou complicar o desenvolvimento normal de uma situação. “Sua indiferença não é assim, é apenas uma máscara para esconder sua timidez real.”
Acontece a ser bastante uma atitude de pessoas de defesa recorrentes que atuam ou estar em um modo totalmente oposto do que realmente são, pois desta forma esconder qualquer condição que embaraça ou não querem que você saiba. Quando uma pessoa é tímida e introvertida, normalmente exibidos na ordem inversa para esconder a vergonha ou timidez natural que sentem.
Também as pessoas que querem enganar outros mascaras frequentemente utilizados neste sentido simbólico, são exibidos em uma maneira completamente diferente do que eles estão a fim de alcançar o favor de outros. Então, finalmente, quando eles atingiram suas metas, revelar o seu verdadeiro rosto, a máscara é removida.
O termo é usado como sinônimo de máscara.