Fala-se de transculturação para se referir a um processo de substituição em que uma empresa adquire gradualmente muito de uma nova cultura e assimila em si mesmo, deixando de lado a identidade cultural que caracterizou tradicionalmente costumes e.
Enquanto todas as identidades culturais são entidades dinâmicas, e são, portanto, em constante evolução, Transculturation assumido como resultado da assimilação de uma nova cultura, características reconhecíveis que fez o anterior eventualmente desaparecer.
Este processo pode ser realizado mais ou menos traumática.
Existem várias maneiras que você pode realizar um processo de aculturação, e, dependendo do tipo em questão, a substituição de uma cultura por outra pode ser maior ou menor grau de tensão social. Basicamente entende-se que a transculturação se desenvolve através de uma das quatro maneiras:
Colonização: A nova cultura é imposta no interior como um resultado de um domínio político, uma ocupação territorial ou a supremacia econômica. Sendo uma fórmula imposta é a que gera conflitos porque é uma resistência natural da população local a perder suas características. Em muitos casos, a única maneira em que a nova cultura fica resolvido num determinado território é pela força das armas.
Bem-vindo à distância: um exemplo diametralmente oposta é bem-vinda e boa vontade é a distância recepção. Neste caso, uma cultura mais avançada, através de intercâmbios econômicos e culturais, está se instalando em outro, ele entende como positivo muitos dos valores e costumes da primeira e integra através de um processo de imitação. Este caso é bastante comum quando há uma lacuna tecnológica importante entre eles e a cultura menos avançado entende a utilidade de assimilação.
Renascimento: Às vezes, um retorno às formas culturais anteriores, que em algum momento são interpretados como melhor ou um modelo ocorre. O retorno dos valores que uma vez que estavam em vigor podem causar um maior interesse em aprender e reviver culturas passadas dos próprios ou de outros pessoas.
Imigração: A chegada de importantes fluxos migratórios para uma área pode acabar produzindo um processo de aculturação. Neste caso, não é uma cultura é superior a outra, mas que, em um tempo relativamente curto, o número de indivíduos que habitam nessa área começa a se inclinar na maioria para a cultura imigrante.