As angiospermas, em sua maioria, podem ser classificadas em dois grandes grupos: monocotiledôneas e eudicotiledôneas. Cerca de 90.
Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
As plantas podem ser briófitas, pteridófitas, gimnospermas ou angiospermas./span>
Ainda dentro das flores simples, elas podem ser classificadas em: Completas: Quando possuem todos os verticilos florais; Incompletas: Ausência de um ou mais verticilos florais./span>
pteridófitas
As pteridófitas são plantas vasculares ou traqueófitas, ou seja, que possuem tecidos condutores e criptógamas pois não possuem sementes. Os exemplos mais conhecidos são as samambaias, avencas e cavalinhas, muito utilizadas como plantas ornamentais.
Verificado por especialistas. As traqueófitas são planta como a samambaia, que é uma pteridófita vascularizada, por isso ela pode crescer tanto, pois o processo de movimento de fluidos dentro da planta se da por vasos, diferente das briófitas, que dependem a osmose para movimentar líquidos./span>
A alternativa correta é a letra "A", pois traqueófitas são as plantas que possuem vasos condutores de seiva (xilema e floema), sendo os musgos pertencentes ao grupo das briófitas que é o único grupo vegetal que não os possui,por isso não são traqueófitas./span>
briófitas
Plantas têm muitas diferenças de uma espécie para outra, porém todas possuem mais de uma célula e células eucariontes. São organismos multicelulares, ou seja, formados por mais de uma célula. Assim como os animais, esses organismos apresentam células que formam tecidos, e esses tecidos formam os chamados órgãos.
criptógamas
1) O reino Plantae se divide em: Criptógamas: plantas que não produzem flores nem sementes. Ex.: algas, musgos e samambaias; Fanerógamas : plantas que produzem flores e sementes.
Criptógamas é um termo taxonomicamente obsoleto utilizado para referir-se às plantas (no sentido abrangente) que não produzem sementes, flores ou frutos e que se reproduzem por meio de esporos.
As flores são responsáveis pela reprodução da planta. Elas estão presentes apenas no grupo de plantas mais evoluído chamado de angiospermas. As flores podem ser hermafroditas ou monoicas quando possuem ao mesmo tempo as estruturas femininas (carpelos) e masculinas (estames).
Nessa estrutura, são encontrados os órgãos reprodutores da planta, o androceu (masculino) e o gineceu (feminino). A flor é um ramo modificado presente nas angiospermas. Essa estrutura é constituída por apêndices especializados, geralmente dispostos em círculos, denominados verticilos.
A reprodução de quase todas as plantas acontece por meio da flor, que possui, em seu interior, o órgão feminino chamado de gineceu e o órgão masculino chamado de androceu. ... Nos óvulos também existem as células sexuais da planta. Quando os grãos de pólen chegam até o gineceu e alcançam o óvulo, ocorre a fecundação./span>
As plantas possuem duas formas de reprodução: a sexuada e a assexuada. A reprodução sexuada envolve a recombinação genética e a união de dois gametas, o que garante a variabilidade genética na espécie.
As flores, assim como todas as plantas, nascem, crescem, se reproduzem e morrem. ... Por isso para que uma possa nascer é preciso que o ciclo da outra acabe, caso contrário a Terra ia ficar tão cheia de plantas, animais e pessoas que não haveria mais espaço./span>
A retirada da essência da flor pode ser feita por meio da exposição ao sol, pela exposição à luz da lua ou pela fervura. Em qualquer um dos métodos, colhem-se somente as flores perfeitas e completamente desabrochadas. Elas devem ser cortadas diretamente dentro de uma vasilha de vidro com água.
Separamos 10 flores que você pode incluir na sua alimentação: