As principais funções – Barreira com meio externo; – Proteção contra desidratação, radiação UV e traumas mecânicos; – Saída de substâncias tóxicas ao organismo; – Regulação da hidratação e da temperatura corporal, além do metabolismo (síntese de vitamina D);
As principais funções da pele são excretora, protetora, de relação, termorreguladora e metabólica. A função excretora é representada por secreções sebáceas e sudoríparas que tem o objetivo de excretar as toxinas e os resíduos do metabolismo.
Resposta: principais funções da pele para o corpo humano é a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes e ainda conter terminações nervosas sensitivas.
Resposta. proteçao: a pele funciona como uma barreira protetora entre o corpo e o ambiente. Uma camada de queratina impede a desidratação excessiva. Microrganismos são impedidos de penetrar no organismo.
Essas células são células de intensa mitose, se multiplicam muito rapidamente e são responsáveis pela formação da camada mais externa da pele, a região de descamação. Essas células são necessárias pois a pele sofre muitos danos e precisa sempre ser renovada de forma a manter a integridade do tecido e do próprio corpo.
A camada basal é a camada mais profunda da epiderme que faz contato direto com a derme. É formada por uma única fileira de células prismáticas. É a camada onde ocorre intensa divisão celular, responsável pela renovação da epiderme, fornecendo células para substituir as que são perdidas na camada córnea.
A principal função dos queratinócitos é produzir queratina, uma proteína fibrosa que faz, por exemplo, da epiderme uma camada protetora. Finamente ligados uns aos outros por desmossomas, os queratinócitos formam-se na camada mais profunda da epiderme a partir de células que se encontram sempre em divisão.
Estas células (CL) possuem papel importante na resposta imune ao secretarem citocinas e expressarem receptores de superfície. São importantes componentes do sistema imune, participando da ativação dos linfócitos T, sendo as principais células apresentadoras de antígeno do sistema imune.
Possui em torno de 30 estratos de células achatadas e mortas, semelhantes a escamas. A queratinização ou cornificação é o processo que transforma os queratinócitos em células córneas, achatadas e secas. Este processo é importante para a função protetora da pele.
O processo de queratinização, é acompanhado por transformações radicais do queratinócito, de um modo capaz de realizar uma mitose, muito ativa do ponto de vista metabólico, passa para uma forma achatada e anucleada que descama a superfície da pele, tudo em cerca de trinta dias.
4 - As terminações nervosas que chegam na epiderme captam sensações dolorosas. Essa camada não tem vasos sanguíneos, sua nutrição e oxigenação ocorrem por difusão a partir de vasos sanguíneos existentes na derme, camada subsequente.
Pele. A pele dos vertebrados é formada por dois tecidos distintos, firmemente unidos entre si. O tecido mais externo, epitelial, é a epiderme. O mais interno, conjuntivo, é a derme.